Filminho esquizofrênico esse Entre Armas e Brinquedos (Fatman). Escrito e dirigido pelos irmãos Eshon Nelms e Ian Nelms, o longa inventa uma versão radical do Papai Noel. Interpretado por Mel Gibson (pelo menos acertaram na escolha do ator), o personagem se chama Chris (de Christmas). Ele se vê em dificuldades financeiras porque o subsídio do governo caiu pela metade, pois os pedidos das crianças reduziram nessa mesma proporção. Então, para manter o negócio ativo, ele aceita usar sua fábrica com empregados duendes para fabricar painéis de controle para o exército.
Em paralelo, o filme nos apresenta outros dois protagonistas que cruzarão o caminho de Chris. Um deles é Billy (Chance Hurstfield), um menino mimado e desonesto que rouba de sua avó rica e assume o papel de dono da casa. O outro é um matador de aluguel implacável vivido por Walton Goggins. Quando Billy ganha de presente do Papai Noel um pedaço de carvão por ter sido um mau menino, ele resolve contratar esse assassino para eliminar Chris.
Em ritmo arrastado
Dessa forma, o enredo conecta os três protagonistas. Porém, as histórias não se encaixam com naturalidade. Por exemplo, o que a situação econômica do Papai Noel e sua opção por trabalhar para o exército tem a ver com a ameaça à sua vida? Isso soa forçado, parece apenas ser uma desculpa para justificar um duelo final com muitos tiros e explosões.
Além disso, a busca por criar personagens sólidos torna o ritmo arrastado. O filme gasta muito tempo para demonstrar que Billy é um menino odioso, capaz de contratar um assassino para ganhar o primeiro lugar numa competição da escola. Da mesma forma, a história reserva várias cenas para igualmente mostrar o quão mau é esse matador de aluguel. Para piorar, ainda mostra uma longa jornada dele até encontrar a vítima da sua mais recente missão.
Mas o defeito maior do longa é sua incapacidade de nos empolgar. Indeciso entre ser uma comédia de humor ácido ou um filme de ação, o filme perde o interesse logo após sua primeira parte enigmática (antes de os destinos dos personagens se cruzarem). Se você quer um Papai Noel violento e engraçado, prefira Noite Infeliz (Violent Night, 2022), que não é grande coisa, mas é melhor que esse Entre Armas e Brinquedos.
___________________________________________
Ficha técnica:
Entre Armas e Brinquedos | Fatman | 2020 | 100 min | Reino Unido, Canadá, EUA | Direção e roteiro: Eshom Nelms, Ian Nelms | Elenco: Mel Gibson, Walter Goggins, Marianne Jean-Baptiste, Chance Hurstfield, Susanne Sutchy, Robert Bockstael, Michael Dyson, Deborah Grover, Ellison Grier Butler, Eric Woolfe, Ekaterina Baker.