Eu Deveria Estar Feliz (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Eu Deveria Estar Feliz

Avaliação:
-/10

-/10

Crítica | Ficha técnica

O documentário Eu Deveria Estar Feliz, de Claudia Priscilla, terá pré-estreia seguida de debate no dia 5 de novembro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. O Debate Folha terá a participação da equipe do filme, e também de Karla Tenório, uma das entrevistadas do longa, e Vera Iaconelli, colunista do jornal e Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos 1 hora antes do evento.

O filme estreia nos cinemas no dia 7 de setembro, e terá exibição no canal GNT à 0h15 do dia 11 de setembro.

Sobre o filme:

Eu Deveria Estar Feliz aborda de maneira franca a depressão pós-parto, a partir da realidade de quatro mulheres que passaram por isso, e, aqui, resgatam sua experiência.

Cada uma delas traçou caminhos distintos para a cura, através de redes de afeto e cuidado, espiritualidade e com ajuda médica conseguiram enfrentar a crise. Falar sobre depressão pós-parto ainda é um tabu, mesmo que 1 em cada 4 mães no Brasil sofrem pela doença. O documentário mergulha no universo do tema e as possibilidades de cura para tornarem-se mães realizadas.

“A minha primeira preocupação é fazer um filme com afeto – em todas as conotações que a palavra traz. Para isso, a construção da intimidade é necessária. Antes de abrir câmera já tinha pensado e discutido a narrativa fílmica com cada uma delas e isso foi fundamental para a construção de um vínculo de confiança. A troca é essencial no meu processo criativo. Nesse filme eu estava acessando lugares de dor, mas também estava descobrindo os elos criados pela ética do amor que conduziram suas descobertas como mães”, explica a diretora e roteirista do filme Claudia Priscilla.

Para ela, o olhar para a maternidade dessas mulheres também a levou às memórias de seu pós-parto. “A maternidade é uma experiência radical, te move para um novo lugar e é difícil se reconhecer depois dessa ruptura. É um processo de reconstrução turvo e não linear. A materialidade da maternidade me fez renascer e para isso foi preciso morrer em outros lugares.”

Sinopse

A jornada de quatro mães completamente diferentes que viveram a depressão pós-parto, conseguindo superá-la através do afeto.

___________________________________________

Ficha técnica:

Eu Deveria Estar Feliz | 2023 | 74 min. | Brasil | Direção e Roteiro: Claudia Priscilla.

Distribuição: Feel Filmes.

Mais informações no site do filme: eudeveriaestarfeliz.com.br

Trailer aqui.

(fonte e fotos: distribuição)

(poster não oficial)

Eu Deveria Estar Feliz (filme)
Eu Deveria Estar Feliz (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo