A produção australiana F de Felicidade alcança o padrão da Disney para filmes voltados ao público infantil.
O diretor John Sheedy estreia em longa-metragem acertando em suas escolhas. A começar, pela essencial seleção da atriz mirim que interpreta a personagem principal Candice. De fato, a ruivinha sardenta Daisy Axon é uma graça e assume com confiança o papel de uma menina de 12 anos diferenciada. Inteligente e articulada, obsessiva por organização, ela é considerada uma nerd, mas não se deixa abalar diante dos bullyings que sofre.
E Candice se esforça para resolver os conflitos da família. Desde a morte de sua irmã, sua mãe se tornou depressiva, e o casamento dos pais esfriou e está a beira de um rompimento. Pior está a relação do pai com o tio dela, que não se falam mais desde que o tio enriqueceu com uma criação do irmão.
Sob outro aspecto, as cores do filme são saturadas, com destaque para o verde e o vermelho, uma característica das produções para crianças. Ademais, há uma sequência musical na abertura, mas esse recurso não é muito utilizado – nesse quesito, F de Felicidade não segue o padrão Disney.
Já a mise-en-scène planejada em cada detalhe é típica de uma superprodução. Nesse sentido, todos os extras que aparecem passaram por um processo de ensaio exaustivo, para conseguir uma composição perfeita na tela. Reparem a banda que passa por uma praça logo depois que a protagonista a atravessa, ou os casais que aparecem em várias cenas distintas.
Por fim realizada com muito zêlo, F de Felicidade é um ótimo filme para ser indicado para crianças com mais de sete anos. Sua mensagem principal é o amor de família, e, subsidiariamente, a superação e a diversidade. Faltou só uma conclusão mais criativa.
Ficha técnica:
F de Felicidade (H is for Happiness) 2019, Austrália, 96 min. Dir: John Sheedy. Rot: Lisa Hoppe. Elenco: Daisy Axon, Emma Booth, Richard Roxburgh, Wesley Patten, Miriam Margolyes, Alessandra Tognini, Joel Jackson, Sam Longley.