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Fausto (filme)
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Fausto

Avaliação:
9/10

9/10

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Crítica | Ficha técnica

F.W. Murnau leva para as telas a peça Fausto de Goethe, contando com um generoso orçamento, concedido pelo estúdio depois do seu sucesso A Última Gargalhada (1924). Como resultado, surgiu um filme com belos cenários de estúdio pintados com toques expressionistas e trucagens visuais que dão vida ao tema fantástico da estória.

Mefistófeles, o demônio aposta com Deus que ele consegue conquistar a alma do sábio Fausto. Se conseguir, a Terra será dele. Diante da epidemia da peste, Fausto se desespera porque não nem a fé nem a ciência conseguem evitar as mortes. Então, ele se torna vulnerável à proposta de Mefistófeles, que lhe promete conceder os desejos dele na Terra, em troca de servir ao demônio no Inferno. Então, Fausto se aproveita e, além de curar os doentes, goza dos prazeres de uma nova juventude. Porém, quando ele se apaixona por Gretchen, ele coloca em risco a vida da moça. Mas, nasce daí um amor verdadeiro que pode impedir o plano de Mefistófeles.

Cenas que parecem pinturas

A sequência inicial da conversa entre Deus e o demônio é assombrosa. Murnau constrói um cenário de fantasia que leva o espectador para um mundo totalmente diferente do que existe no plano terreno. A figura de Mefistófeles é assustadora, e ele desce para a Terra trazendo a peste como um ser gigantesco, o que funciona para comunicar a ideia de seus poderes. E, aqui, sua caracterização muda para um ser jocoso e astucioso. Com isso, Fausto parece uma vítima indefesa perante o perigoso Príncipe das Trevas.

Aliás, o diretor alemão comprova essa sua capacidade de transitar entre esses mundos fantásticos. Afinal, ele é conhecido por Nosferatu (1922), que traz um dos mais assustadores vampiros da história do cinema. Em grande parte, porque ele absorve as influências do expressionismo alemão, não só nos cenários tortuosos como na abordagem do interior do ser humano, em seu conflito existencial. Como resultado de sua visão, Fausto apresenta várias cenas que se assemelham a pinturas, com uma beleza plástica irretocável.  


Fausto (filme)
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