Fé nas Alturas (On a Wing and a Prayer) pega um evento extraordinário, mas acrescenta um monte de truques narrativos para que o filme ganhe mais emoção. Não precisaria desses artificialismos, bastaria um roteiro bem escrito e uma direção eficiente. O resultado é uma lambança que tenta agradar a um público amplo, e acaba desperdiçando a emoção do feito incrível de um homem sem experiência como piloto que consegue pousar um jatinho particular sendo orientado pelo rádio.
O elenco traz dois nomes conhecidos: Dennis Quaid e Heather Graham, nos papéis de Doug White (o perplexo herói) e sua esposa Terri. A primeira parte do filme mostra que o casal se ama muito e eles são cristão fervorosos. Possuem dois filhos – a adolescente Bailey e Maggie, de 18 anos, que é grossa com todos. Já, de cara, dá para sacar que o evento quase trágico irá adequar o comportamento de Maggie. Mas o tema principal do filme repousa na fé em Deus que Doug perde depois que seu irmão morre. E que, evidentemente, ele recupera quando salva a todos pousando o avião, com direito à reza em grupo da mãe e das filhas seguida da música “Aleluia” de fundo. Para o público muito fiel, isso basta, pois atende ao que eles querem ver no filme.
Mirando vários públicos
Então, se Fé nas Alturas fosse estritamente um filme religioso, estaria adequado à essa intenção. Mas as outras apelações, que miram o público mais amplo, é que incomodam mais. Para começar, o tom meloso da primeira parte que mostra uma família perfeita (com exceção da filha mais velha) e unida na fé religiosa. A música, nesses trechos, traz aquele tipo de trilha padrão de filminhos feitos para a tv, com uma pegada quase cômica, que faz par com as brincadeiras tolas entre os personagens.
Mas tolice salta aos olhos na figura da menina precoce que quer ser aviadora e escuta as conversas via rádio de Doug com a cabine de controle. Ficamos pensando onde ela entrará na narrativa, e descobrimos que, por fim, que não entra. Ela e seu amiguinho ficam comentando sobre o que ouvem, e depois tentam evocar ET – O Extraterrestre (1982) pedalando suas bicicletas para invadirem a pista do aeroporto. Não faz nenhum sentido, pois é apenas um truque para agradar o público infantil.
Além disso, o filme ainda joga linhas narrativas de fácil resolução envolvendo os vários personagens. Entre eles, um candidato a operador de controle com problemas com bebidas, e um ex-piloto traumatizado por um acidente que briga com sua namorada. Assim como acontece com a filha grosseira, todos esses conflitos serão resolvidos por causa do evento extraordinário.
Como o título nacional indica, é preciso estar com a fé lá em cima nas suas prioridades para gostar do filme.
___________________________________________
Ficha técnica:
Fé nas Alturas | On a Wing and a Prayer | 2023 | 102 min | EUA | Direção: Sean McNamara | Roteiro: Brian Egeston | Elenco: Dennis Quaid, Heather Graham, Jesse Metcalfe, Abigail Rhyne, Jessi Case, Brett Rice, Rocky Myers, Selena Anduze, E. Roger Mitchell, Joe Knezevich, Brandon Quinn, Roger Anthony, Raina Grey, Trayce Malachi, Anna Enger Ritch, Tonglan Qiu.