Seja você supersticioso ou não, hoje é sexta-feira 13! Então, melhor do que evitar gatos pretos, que tal aproveitar a data para assistir filmes de terror?
Para isso, preparamos uma lista com 13 filmes de terror para ver nessa data. Talvez não seja a mesma lista que você vê repetida em todo lugar, porque ela não foi elaborada com base em algoritmos. É uma lista feita por pessoas, com os filmes mais assustadores que vieram à mente.
Pode ser que o seu preferido não esteja aqui, mas essa é a graça das listas. Se servir para lembrar ou apresentar algum filme para você, com certeza valeu a pena.
Então, confira! Se for corajoso, veja sozinho, mas também é muito bom se amedrontar em turma!
Lista de 13 filmes de terror para ver na sexta-feira 13
A Pele Que Habito (La Piel Que Habito, 2011) | Direção de Pedro Almodóvar.
Almodóvar numa lista de filmes de terror? Sim, mas à sua moda, sem perder o seu autorismo, ele constrói um suspense de qualidade com uma surpresa terrível.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/a-pele-que-habito/
Pânico (Scream, 1996) | Direção de Wes Craven.
Sendo esta uma lista para fãs de terror, nada mais justo do que incluir esse longa de Wes Craven que já nasceu clássico. Um presente do mestre do gênero para quem ama esses filmes.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/panico-1996/
O Pássaro das Plumas de Cristal (L’uccello dalle piume di cristallo, 1970) | Direção de Dario Argento.
Ora, tinha que ter um giallo nesta lista, certo? Então, escolhemos a estreia do especialista italiano Dario Argento. Sem dúvida, derruba qualquer preconceito contra as apropriações italianas dos filmes de gênero.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/o-passaro-das-plumas-de-cristal/
Halloween: A Noite do Terror (Halloween, 1978) | Direção de John Carpenter.
Sem dúvida, o melhor slasher que surgiu nos anos 1970. O responsável é outro mestre do terror e do fantástico, John Carpenter, que poderia ter outros de seus filmes nessa lista. Mas, preferimos não colocar mais de um título de um cineasta.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/halloween-a-noite-do-terror/
O Inquilino (Le Locataire, 1976) | Direção de Roman Polanski.
Polanski realizou uma trilogia de terror em apartamento. Preferimos O Inquilino para a lista, pois é menos conhecido que Repulsa ao Sexo (1965) e O Bebê de Rosemary (1968). E tão bom quanto.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/o-inquilino/
A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, 1968) | Direção de George A. Romero.
Ok, esse é mesmo bem óbvio. Mas, queríamos colocar um filme de zumbi na lista, e optamos pelo pioneirismo de Romero. No próximo ano, pensaremos em outro.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/a-noite-dos-mortos-vivos/
O Iluminado (The Shining, 1980) | Direção de Stanley Kubrick.
Kubrick fez obras-primas em todos os gêneros. E, no terror, O Iluminado é simplesmente inesquecível. “Here’s Johnny!”.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/o-iluminado/
Bacurau (2019) | Direção de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho.
Qual filme brasileiro entraria nessa lista? Evitamos os óbvios filmes de José Mojica Marins, e não queríamos repetir nossa aposta em Mal Nosso (2019), pois já o apontamos em outras listas. Então, pensamos em Bacurau, apesar de que nem todos se lembram dele como um terror.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/bacurau/
Hereditário (Hereditary, 2018) | Direção de Ari Aster.
Da nova safra de diretores de terror, Ari Aster é um dos destaques. Preferimos Hereditário, pois assusta mais que Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (2019).
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/hereditario/
Irmãs Diabólicas (Sisters, 1972) | Direção de Brian De Palma
Esse é um dos mais aterrorizantes dos filmes do outro mestre do suspense, Brian De Palma. Acima de tudo, a vítima escrevendo “socorro” com seu próprio sangue é uma cena de arrepiar.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/irmas-diabolicas/
Audição (Odishon, 1999) | Direção de Takashi Miike.
Embora o cinema japonês seja rico em histórias fantasmagóricas, optamos por esse slasher chocante e extremamente violento.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/audicao/
Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now, 1973) | Direção de Nicolas Roeg.
Um dos mais classudos filmes de terror desta lista. Além disso, muito inteligente também. Depois de assisti-lo, você sentirá um estranho medo quando ver uma criança com uma capa vermelha.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/inverno-de-sangue-em-veneza/
Psicose (Psycho, 1960) | Direção de Alfred Hitchcock.
Por fim, essa lista não ficaria completa sem Hitchcock. Apesar de conhecido como mestre do suspense, é indiscutível que os brutais assassinatos de Norman Bates garantem entrada no terror.
Crítica em: https://leiturafilmica.com.br/psicose/
Enfim, essa é a nossa lista dos filmes de terror para ver nessa sexta-feira 13. Provavelmente, não é a mesma que a sua – aliás, nem precisa ser.
Então, caso queira nos sugerir algum filme de terror que você adora, fique à vontade e envie para: contato@leiturafilmica.com.br.
Uma sexta-feira 13 assustadora para você!