Ma Dong-seok, também conhecido como Don Lee, é o equivalente coreano dos astros dos filmes de pancadaria como Liam Neeson e Jason Statham. A série de filmes Força Bruta, na qual o ator encarna o policial durão Ma Seok-do, já chega ao quarto longa, que se chama Força Bruta: Punição, com estreia nos cinemas em 10 de abril de 2025.
Desta vez, o diretor é Heo Myeong-haeng, que estreia nessa franquia, mas que já dirigiu Ma Dong-seok em Em Ruínas (2024). E sua escalação comprova a consistência dos filmes Força Bruta. Não importa o diretor, as características permanecem, e a qualidade também se mantém.
Uma das principais marcas dessa série envolve a ausência quase total do uso de armas de fogo. Embora seja um artifício fantasioso, se justifica para que Dong-seok possa colocar em prática sua destreza nas cenas de combate pessoal. No seu caso, mais do que artes marciais, se sobressaem socos e esquivas de boxeador. Por outro lado, o seu personagem Seok-do possui um traço meio simplório e puro, que o leva a ajudar a viúva de um colega que tenta sustentar a família com um pequeno restaurante, e a sair de fininho, como um moleque travesso que acabou de aprontar, na final do filme.
Um brutamontes boa-praça
A premissa de Força Bruta: Punição explora esse lado mais humano do protagonista. Praticamente imbatível no combate corpo a corpo, Dong-seok é um ignorante em tecnologia. E o seu inimigo da vez é um gênio da TI que está monopolizando os sites de cassinos virtuais ilegais na Tailândia e na Coreia do Sul. Os crimes que essa organização comete incluem a aniquilação física dos concorrentes, e a exploração de jovens programadores como mão-de-obra escrava. Quando um desses garotos morre, Dong-seok promete à mãe dele que fará o assassino pagar por isso. Acontece que Dong-seok precisa assumir um caso da divisão de crimes tecnológicos, o que gera descrença dos seus colegas.
A trama ganha certa complexidade porque um dos encarregados desse chefão do monopólio quer uma fatia maior dos lucros, e está disposto a exigir isso recorrendo à violência. Hábil na luta com facas, esse rebelde é o responsável pelos momentos mais extremos do filme, que são mais intensos do que o anterior Força Bruta: Sem Saída (2023) e equivalentes ao segundo longa, Força Bruta (2022). O enredo, então, caminha para colocar frente a frente esse bandido sanguinário e o protagonista.
Enfim, com uma consistência que esbarra na repetição, mas evita desvios errados, Força Bruta: Punição entrega o que promete. Mais uma vez, contando com a competência do astro Ma Dong-seok em estimulantes lutas corporais.
Estreia nos cinemas em 10 de abril de 2025.
___________________________________________
Ficha técnica:
Força Bruta: Punição | Beomjoidosi 4 / The Roundup; Punishment | 2024 | 109 min. | Coreia do Sul | Direção: Heo Myeong-haeng | Roteiro: Oh Sang-ho | Elenco: Ma Dong-seok, Kim Mu-yeol, Lee Dong-hwi, Park Ji-hwan, Lee Joon-hyuk.
Distriuição: Sato Company.