Pesquisar
Close this search box.
Garota Exemplar (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Garota Exemplar

Avaliação:
10/10

10/10

Crítica | Ficha técnica

Prepare-se para conhecer uma das mais diabólicas personagens do cinema, criada pela roteirista e escritora Gillian Flynn. É dela o livro de 2012 que originou “Garota Exemplar”. O filme é um thriller enigmático surpreendente, que leva o espectador a descer cada vez mais fundo na cruel arquitetura do criminoso.

A trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross, desde os títulos de abertura, embala o clima sinistro. Imagens pacatas de Nick Dunne (Ben Affleck), na pequena cidade North Carthage, no Missouri, contraposta à música, indicam que acontecimentos sombrios logo surgirão nas telas.

E, de fato isso acontece. Nick, ao retornar para sua casa, encontra-a aberta e com a mesa de centro revirada e quebrada. Logo percebe que sua esposa Amy desapareceu. A partir daí, a história se concentra em desvendar o que aconteceu a Amy, revelando o relacionamento entre o casal e os parentes mais próximos. Mas a detetive Rhonda Boney (Kim Dickens), responsável pelo caso, percebe que Nick apresenta um comportamento um tanto estranho.

A direção e o elenco

A nebulosa investigação é levada para o cinema com habilidade por David Fincher. O diretor de “Seven: Os Sete Pecados Capitais” (Seven, 1995) e “Clube da Luta” (Fight Club, 1999) deixa o espectador ansioso para descobrir o que aconteceu com Amy. Sem ter que recorrer a manobras elaboradas como nesses seus dois filmes citados, Fincher eficazmente inquieta a plateia.

Mesmo após a revelação do mistério, quando a narrativa passa a acompanhar a nova estratégia cruel da personagem, “Garota Exemplar” mantém o suspense. Aliás, até surpreende em sequências que lembram “Instinto Selvagem” (Basic Instinct, 1992) e filmes de Brian de Palma (na cena mais violenta). Intriga a forma como a personagem consegue sair de situações complicadas e bolar estratégias ainda mais engenhosas.

Ben Affleck consegue transmitir o comportamento dúbio de Nick Dunne, não permitindo uma análise simples se é um bom caráter ou não. No entanto, o melhor mesmo é a atuação de Rosamund Pike, no papel de Amy. Embora não muito conhecida pelo grande público – talvez as pessoas se lembrem dela como Andrômeda em “Fúria de Titãs 2” (Wrath of the Titans 2, 2012) – ela alterna imagens de garota certinha e de manipuladora com igual força, construindo uma personagem inesquecível.


Ficha técnica:

Garota Exemplar (Gone Girl, 2014) 149 min. Dir: David Fincher. Rot: Gillian Flynn. Com Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Carrie Coon, Kim Dickens, Patrick Fugit, David Clennon, Lisa Banes, Missi Pyle, Emily Ratajkowski, Casey Wilson, Lola Kirke, Boyd Holbrook, Sela Ward.

Assista: David Fincher e Rosamund Pike falam sobre “Garota Exemplar”

Onde assistir:
Garota Exemplar (filme)
Garota Exemplar (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo