Go See The Fall (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Go See The Fall

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

O filme japonês Go See The Fall reforça que a convivência em harmonia é a melhor solução para a sobrevivência.

Sete senhoras que não se conhecem entram em uma trilha guiada até uma cachoeira. Porém, durante o trajeto, o guia se perde. Enquanto ele parte para encontrar o caminho certo, o grupo se perde no meio da floresta. Então, a tensão logo desperta as diferenças entre os membros desse grupo heterogêneo, e brigas começam a acontecer. Por fim, descobrem que precisam se unir para sobreviverem à noite que se aproxima.

Antes de mais nada, vale esclarecer que Go See The Fall é o título em inglês para distribuição internacional. Na verdade, o filme ainda não foi distribuído no Brasil. E a tradução do título em japonês seria “Vamos ver a floresta”. Quando foi exibido no JFF Plus: Online Festival, em 10 de fevereiro de 2021, foi chamado de Ecotherapy Getaway Holiday.

Relacionamento

O filme foca no relacionamento entre as personagens. No início, é um grupo diverso. De fato, todos se sentam em cadeiras individuais no ônibus no caminho de ida. Depois, se segmentam em duplas ou trios. Antes mesmo de se perderem, começam as intrigas. Então, quando se perdem, as picuinhas se agravam, e algumas mulheres quase chegam à violência física. Visualmente, isso fica evidenciado com o distanciamento entre os pequenos grupos. Logo, percebem que devem trabalhar juntos para conseguirem comida e abrigo para passar a noite no meio do mato. Daí para frente, na tela vemos o grupo sempre junto.

Mas, se o diretor Shuichi Okita acerta na comunicação visual do arco desse conjunto de pessoas, em outros aspectos ele não é tão eficaz. Por exemplo, em muitas cenas ele posiciona a câmera muito longe dos atores, tornando difícil identificar quem está falando e suas expressões faciais. E, isso leva a um problema maior, que é o da dificuldade de individualizar os membros do grupo. Por isso, demora muito para o espectador entender as características singulares de cada senhora. Além disso, o filme não consegue deixar clara a geografia da floresta. Com isso, parece irreal que o grupo tenha se perdido mesmo estando em cima de uma trilha bem demarcada.

Como resultado, Go See The Fall possui a válida intenção de trabalhar o tema da necessidade da convivência em harmonia. Provavelmente, isso estava no roteiro, mas o diretor Shuichi Okita não consegue transpô-lo para a tela com a devida competência.

___________________________________________

Ficha técnica:

Go See The Fall (Taki wo mini iku) 2014. Japão. 88 min. Direção e roteiro: Shuichi Okita. Elenco: Haruko Negishi, Chigusa Yasuzawa, Yuriko Ogino, Mie Kirihara, Kumiko Kawada, Keiko Tokunou, Michiko Watanabe.

Go See The Fall (filme)
Go See The Fall (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo