Pesquisar
Close this search box.
Poster de "Herança da Carne"
[seo_header]
[seo_footer]

Herança da Carne / A Casa da Colina

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Mais um filme adulto de Vincente Minnelli, Herança da Carne (Home from the Hill), também conhecido como A Casa da Colina, revela a transformação do diretor em relação a sua visão do mundo. A família disfuncional deste filme se opõe completamente ao grupo unido e feliz de Agora Seremos Felizes (Meet Me in St. Louis, 1944), lançado 16 anos antes.

Wade, o terrível

Em uma cidadezinha do interior, o bem-sucedido empresário rural Wade Hunnicutt (Robert Mitchum) ganhou justificada fama de mulherengo inveterado. Seu comportamento produziu um filho ilegítimo, Rafe (George Peppard), que ele insiste em não reconhecer, mas a quem garante o sustento como seu empregado. Quando sua esposa Hannah (Eleanor Parker) descobriu sobre esse filho e esse lado sombrio do marido, quatro meses após o nascimento do filho único do casal, Theron (George Hamilton), ela se fechou a ele.

Ainda assim, os dois se mantêm casados, para o bem do filho. Até agora, a mãe tomou a frente na criação de Theron, assim evitando que ele se influenciasse com as atitudes machistas do pai. Porém, ele ganhou o apelido de “mama’s boy” na comunidade. Além disso, aos 17 anos, ele ressente a falta das atividades de um rapaz de sua idade. É a oportunidade de seu pai assumir o controle, e manda Rafe o ensinar a caçar. Theron toma gosto pela coisa, e passa por uma perigosa iniciação. Logo, seu interesse se volta para as garotas. Novamente com a ajuda de Rafe, se envolve com Libby (Luana Patten). Mas o pai dela, receoso de que Theron seja um mulherengo como o pai, proíbe o namoro.

Dessa forma, abrupta, Theron descobre essa faceta do pai, e quem é o seu meio-irmão. Inseguro, por causa de sua educação dividida (a mãe tentando criar um filho respeitoso e íntegro, e o pai influenciando a ter atitudes machistas), ele se abala emocionalmente. Como consequência, toma decisões erradas.

Machismo tóxico

Em Herança da Carne, os erros do passado são um obstáculo para a felicidade no presente. Apesar das tentativas de reaproximação de Wade, sua esposa Hannah não baixa sua guarda. Aliás, ele faz por merecer, pois continua a procurar as sirigaitas da cidade. E a má fama, por fim, significará a tragédia de Wade e, ao mesmo tempo, uma mancha na vida de Theron.

Herança da Carne reforça a aversão de Vincente Minnelli ao machismo tóxico. Ideia que ele defendeu em outros filmes, como em Chá e Simpatia (Tea and Sympaty, 1956), cujo protagonista sofria bullying por só se interessar por “coisas de mulheres”. Wade personifica o machão, que se orgulha de pegar um monte de mulheres, mesmo as casadas, assim como gosta de caçar e exibir a cabeça dos animais mortos em sua casa. Despreza a esposa, e a sua tentativa de reaproximação vem tarde demais. E nem dá para dizer que essa tentativa era sincera, pois o personagem nunca sai da imoralidade – prova disso é que ele não reconhece o filho fora do casamento. Aliás, ele nem enxerga seus erros, por isso quer que o filho siga os seus passos, pelo menos na caça.

Por outro lado, Minnelli apresenta um modelo de integridade: o personagem Rafe, vivido por George Peppard. Ele sempre se manteve leal a Wade, mesmo que este nunca o reconhecesse como filho. E, ainda, foi um mentor e irmão mais velho para Theron. Além disso, resolveu se casar com Libby para livrá-la de um problemão e, por fim, ainda conforta Hannah. Seu amor incondicional se equipara ao que oferece a personagem de Shirley MacLaine em Deus Sabe Quanto Amei (Some Came Running, 1958). São os anjos de Minnelli.

___________________________________________

Ficha técnica de “Herança da Carne”:

Herança da Carne / A Casa da Colina | Home from the Hill | 1960 | 150 min | EUA | Direção: Vincente Minnelli | Roteiro: Harriet Frank Jr., Irving Ravetch | Elenco: Robert Mitchum, Eleanor Parker, George Peppard, George Hamilton, Everett Sloane, Luana Patten, Anne Seymour, Constance Ford, Ken Renard, Ray Teal.

Robert Mitchum conversa com George Hamilton em cena de "Herança da Carne"
Cena de "Herança da Carne"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo