Hold Me Tight (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Hold Me Tight

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Hold Me Tight (Serre moi Fort) já é o quinto longa-metragem que o ator Mathieu Amalric dirige. Um belo trabalho, no qual consegue retratar a confusão mental de sua protagonista Clarisse (Vicky Krieps), envolvendo o espectador no mesmo estado de incertezas.

Com exceção da primeira e da derradeira cenas, todo o restante do enredo se apresenta fragmentado, embaraçando tempo e espaço. Assim, o filme abre com a partida de Clarisse, que deixa sua casa, com seu marido e os dois filhos. A partir daí, segmentos aparentemente desconexos chegam à tela, alguns de maneira recorrente, alguns sobrepondo o paralelo entre o que acontece na vida solitária da mãe e o que se passa com os demais membros da família. As crianças crescem, os atores mirins que as interpretam são substituídos por adolescentes, evidenciando a passagem de muito tempo.

Envolvimento

Então, a confusão mental se acentua. A própria Clarisse verbaliza sua dúvida, e deixa o espectador envolto no mistério. Ela inventou que partiu? Foram os outros que a deixaram? Por que ela se senta no restaurante do hotel numa mesa para quatro? Ela realmente revê os filhos ou sem perceber assedia a menina que não é sua?

Participar dessas incertezas faz parte do prazer, se podemos assim chamar essa experiência dura, de assistir a Hold Me Tight. É essa a intenção de Amalric, e ele habilmente lapida o filme dessa forma, principalmente na montagem, com o uso de cenas embaralhadas e situações que ficam no limite do real e da fantasia, inclusive com sons superpostos. Nesse sentido, merece destaque o paralelo entre o surto emocional do filho e da mãe, em lugares e tempos diferentes, mas com movimentação em cena similar.

Para quem se envolveu na trama, Amalric brinda com uma conclusão que resolve o mistério. O fechamento mostra Clarisse vendendo a casa onde os quatro moraram, selando a superação da tragédia que provocou a confusão mental que testemunhamos ao longo de Hold Me Tight. Decisão acertada do diretor, que assim opta por não se consolar com uma obra experimental. Talvez por ser fundamentalmente um ator.

___________________________________________

Ficha técnica:

Hold Me Tight | Serre moi Fort | 2021 | França | Direção e roteiro: Mathieu Amalric | Elenco: Vicky Krieps, Arieh Worthalter, Anne-Sophie Bowen-Chatet, Sacha Ardilly, Juliette Benveniste, Aurèle Grzesik.

Onde assistir "Hold Me Tight":
Hold Me Tight (filme)
Hold Me Tight (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo