Pesquisar
Close this search box.
It Capítulo 2 (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

It: Capítulo 2

Avaliação:
6/10

6/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

It: Capítulo 2 retoma a história dos garotos que foram aterrorizados no primeiro filme, 27 anos depois.

O palhaço Pennywise surge novamente na pequena Derry. Então, Mike, o único da turma que continuou a viver na cidade, chama os velhos companheiros para lutarem juntos contra a ameaça. Assim, com exceção de Stanley, que prefere se suicidar a voltar a encarar essa ameaça sobrenatural, os demais retornam.

Mike se preparou para esse momento, pesquisando durante vários anos, Como resultado, Mike acredita que o grupo conseguirá derrotar o mal praticando um ritual indígena. Dessa forma, todos voltarão à casa onde combateram Pennywise na infância.

Direção e elenco

O mesmo Andy Muschietti do primeiro filme retorna à direção nesta nova adaptação da obra de Stephen King. O filme trabalha o elenco em grupo, como um autêntico ensemble cast, onde todos os personagens possuem a mesma importância. E, todos enfrentarão perigos relacionados a algum trauma do passado. Com isso, abre-se a oportunidade de apresentar um desfile de criaturas horrendas, nem sempre assustadoras. Na verdade, eles representam um dos maiores atrativos de It: Capítulo 2.

A primeira vez que aparecem, as criaturas surgem, adequadamente, como aperitivos no restaurante onde a turma se reencontra. Depois, surgem pouco a pouco. E as quase três horas de duração dão tempo suficiente para vários seres estranhos entrarem no filme. Então, se A Hora dos Mortos-Vivos (Re-Animator, 1985) surpreendia com três ou quatro seres, imagine o efeito aqui com esse número elevado a dezenas.

Sem crianças?

Essencialmente, um dos fatores do sucesso de It: A Coisa (2017) era a presença das crianças pré-adolescentes. Na verdade, aproveitando o êxito da série Stranger Things, inclusive com o mesmo ator Finn Wolfhard. Então, a sequência It: Capítulo 2 não poderia deixar essa turma de fora. De fato, o roteiro incluiu vários trechos de flashback com novas situações com os personagens ainda na infância. Para não soarem forçados, esses momentos são úteis para explicar com mais profundidade cada um dos personagens.

O diretor Andy Muschietti faz um belo trabalho de conectar cenas nas sequências seguidas onde Mike vai recrutando cada velho amigo para retornar a Derry. Nesse sentido, as cenas mostram como cada um está atualmente, e é conectada com o próximo da lista através de um elemento que as liga visualmente.

E em relação ao tom, It: Capítulo 2 busca assustar mas também inserir um pouco de humor no gênero. Algumas criaturas são de dar medo, mas outras provocam graça, principalmente a velhota pelada gigante e o boneco da praça, também grandão. Então, enquanto a personagem de Jessica Chastain tenta sobreviver em um banheiro decrépito em tons esverdeados que lembram o primeiro Jogos Mortais (2004), na porta surge o Jack Torrance de O Iluminado (1980) gritando “Here’s Johnny”.

Assim, em meio a referências cinematográficas e um desfile de criaturas horripilantes, It: Capítulo 2 agrada, mas poderia ser muito mais assustador.


It Capítulo 2 (filme)
It Capítulo 2 (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo