Pesquisar
Close this search box.

Juliana Rojas é premiada no Festival de Berlim

Cena do filme "Cidade; Campo"
clique no botão ao lado para ouvir o texto:

Juliana Rojas ganha prêmio de melhor direção na seção Encounters do Festival de Berlim pelo seu filme Cidade; Campo. A Encounters apresenta trabalhos ousados de cineastas independentes e inovadores. Filmado em São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, o filme conta duas histórias sobre migração entre áreas urbanas e rurais.

Cidade; Campo apresenta duas histórias de migração, com Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer como atrizes principais. O filme foi produzido pela Dezenove Som e Imagens em coprodução com o Canal Brasil, Globo Filmes, Telecine, Spcine, Quanta, O2 Post, Vitrine Filmes, Sutor Kolonko (Alemanha) e Good Fortune Films (França).

Na primeira história, a trabalhadora rural Joana migra para São Paulo depois que uma barragem de resíduos de mineração se rompe e inunda sua cidade natal. Ela vai morar com sua irmã Tânia, que reside em um bairro periférico com seu neto Jaime. Joana se esforça para ganhar a vida na maior cidade da América do Sul, conhecida como a “cidade do trabalho”. Ela entra no mundo dos empregos de economia informal, trabalhando como faxineira.

Na segunda história, Flávia se muda para a fazenda que herdou de seu pai, recentemente falecido, com sua companheira Mara. As duas mulheres buscam um novo começo no campo. Ao explorar a casa abandonada, Flávia descobre aspectos desconhecidos de seu relacionamento distante com o pai. O casal se depara com a dura realidade da vida rural e precisa enfrentar suas frustrações, memórias e fantasmas.

Sobre a diretora e roteirista

Juliana Rojas é diretora, roteirista e editora de curtas e longas-metragens e séries de TV. Alguns de seus trabalhos solo como roteirista e diretora incluem os premiados curtas O Duplo (Menção Especial – Semana da Crítica, Cannes 2012), Pra eu dormir tranquilo (Melhor Curta – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), A Passagem do Cometa (Seleção Oficial – Festival de Rotterdam 2018), e o longa Sinfonia da Necrópole (Prêmio FIPRESCI em Mar del Plata IFF e Prêmio da crítica no Festival de Gramado 2014).

Em colaboração com Marco Dutra, dirigiu os curtas O Lençol Branco (Cinéfondation, Cannes 2005) e Um Ramo (Prêmio Descoberta Kodak – Semana da Crítica, Cannes 2007). E também e os longas Trabalhar Cansa (Un Certain Regard, Cannes 2011) e As Boas Maneiras (Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno e Melhor Filme no Festival do Rio, ambos em 2017).

Cidade; Campo é seu quarto longa-metragem. Na Alemanha, o filme ganhou o prêmio World Cinema Fund em 2021 e o prêmio Film- und Medienstiftung NRW. O projeto foi selecionado para o fundo The Films After Tomorrow do Festival de Locarno em 2020 e ganhou o prêmio de Melhor Projeto Internacional pelo júri jovem. O filme também é coproduzido pela Good Fortune Films, da França, onde recebeu apoio da Aide aux cinémas du monde, do CNC. No Brasil, o filme recebeu apoio da Ancine, da Spcine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Instituto Olga Rabinovich, por meio do Projeto Paradiso.

(fonte: divulgação)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo