Pesquisar
Close this search box.
London Fields (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

London Fields

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

London Fields é um pretencioso exercício estilístico que cansa o espectador.

É evidente a tentativa de ser um film noir moderno, incorporando vários elementos típicos desse gênero. Assim, começa com uma narração que aborda um crime, com tom amargo. Então, logo surge uma femme fatale, que o filme entrega de cara que morrerá, antecipando uma cena da sua conclusão.

Porém, desta vez o protagonista e narrador não é um detetive particular ou um policial. E, sim, um escritor de romances policiais norte-americano que combina com um outro autor inglês para trocarem de apartamento durante um tempo, para assim cada um deles buscarem inspiração para um novo livro. Dessa forma, Samson Young (Billy Bob Thornton) chega a Londres, onde conhecerá um malandrão endividado, Keith Talent (Jim Sturgess). Este lhe apresenta Guy Clinch (Theo James), um rapaz correto com um bom emprego. Samson contratará a sedutora Nicola Six (Amber Heard) para que se envolva com os dois homens para inspirar a estória que escreverá. Porém, ela acabará manipulando os três.

Direção de Mathew Cullen

Ao buscar um estilo rebuscado, o diretor Mathew Cullen exagera ao empregar cores saturadas o tempo todo, que confere um aspecto sujo a Londres. É correto dizer que a fotografia combina com a estória, porém seu uso intensivo acaba cansando o público. Ainda mais com a edição agitada, com cortes rápidos que dividem as sequências em planos curtos. A linguagem visual remete o filme a um videoclipe, principalmente quando começa a inserir imagens desnecessárias que refletem o que os diálogos já descrevem. Aliás, não é de se estranhar, pois Cullen fez carreira como diretor de videoclipes, para artistas como Katy Perry, Green Day, Adele e Black Eyed Peas. Por isso, London Fields, sua estreia no cinema, até possui algumas breves sequências musicais.

Por outro lado, a trama acaba ficando confusa por causa da narrativa do filme. As alternâncias entre sequências que fazem parte do livro que o escritor está criando e as experiências que ele está vivendo são a principal causa dessa dificuldade em seguir a estória. Até mesmo na sua conclusão, London Fields se perde nessa tentativa de aparentar modernidade. E rejeita o aparente final aberto para colocar a resolução após os créditos, uma opção questionável porque o público pode deixar a sala de cinema, ou de casa, antes de assistir esse trecho extra.

Johnny Depp e Amber Heard

Enfim, London Fields só chama a atenção pelo seu clima noir e sensual, valorizado pela presença da belíssima atriz Amber Heard, e pela curiosa participação de Johnny Depp como Chick Purchase. Como curiosidade, Johnny Depp e Amber Heard estavam namorando na época das filmagens. Eles ficaram casados entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2017, um relacionamento que terminou conturbado com acusação de agressão físicas e um caso entre Heard e Cara Delevingne, que também está no elenco desse filme.

Além de tudo, a distribuição de London Fields foi complicada por um processo judicial que o diretor moveu contra os produtores, o que deixou o filme cinco anos na geladeira.


Ficha técnica:

London Fields (London Fields, 2018) Reino Unido/EUA. 118 min. Dir: Mathew Cullen. Rot: Roberta Hanley, Martin Amis. Elenco: Billy Bob Thornton, Amber Heard, Theo James, Jim Surgess, Gemma Chan,  Cara Delevingne, Jason Isaacs, Johnny Depp, Lily Cole, Henry Garrett, Michael Shaeffer, Jennifer Missoni, Brittany Rohn.

Onde assistir:
London Fields (filme)
London Fields (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo