Pesquisar
Close this search box.
Mate ou Morra (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Mate ou Morra

Avaliação:
6/10

6/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Mate ou Morra é O Feitiço do Tempo (1993) para gamers. Não que sua trama envolva personagens dentro de um jogo, como em Tron (1982) ou Jogador nº1 (2018), e que eles estejam em looping. Mas, a sua dinâmica se inspira diretamente no universo dos jogos eletrônicos.

Roy Pulver (Frank Grillo) vive o mesmo dia repetidamente, como no filme O Feitiço do Tempo, de Harold Ramis. Porém, diferente do personagem de Bill Murray, Roy enfrenta várias ameaças à sua vida, na mesma sequência, e sempre morre. Então, conforme ele aprende a vencer cada desafio, novos surgem em seu caminho. Ou seja, como acontece em um game.

Gradativamente, Roy (e, também o espectador) descobre por que ele se encontra nessa situação e como sair dela. Em suma, a sua esposa Jemma (Naomi Watts) o colocou em seu próprio experimento do tempo, como última chance de salvar o mundo.

Além dessa trama fantástica, Mate ou Morra se afasta da realidade também na criação dos perigos que seu protagonista enfrenta. Inspirados em games, eles vão desde a explosão de um helicóptero dentro de um apartamento, até combate um-a-um contra uma mestra em espada chinesa, entre outros adversários letais. Por fim, o confronto com o boss do mal, vivido por Mel Gibson.

Direção e elenco

Acostumado com a mistura de ação e comédia, o diretor Joe Carnahan tem em seu currículo Esquadrão Classe A (2010) e Stretch (2014), entre outros filmes do gênero. Em Mate ou Morra, ele acerta ao fragmentar em trechos cada vez mais curtos os desafios que o herói precisa repetir todos os dias até alcançar o estágio mais elevado que já chegou anteriormente. Dessa forma, ele poupa os espectadores da atividade mais cansativa de quem joga videogames.

Frank Grillo nasceu em 1965 e começou a atuar em 1993. Porém, só chegou a atuar como protagonista em 2003, na comédia romântica April’s Shower. Porém, se destacou mais em filmes de ação. Entre eles, Uma Noite de Crime: Anarquia (2014) e Contra Ataque (2018), ao lado de Bruce Willis. Em 2021, deve estrear outro filme com Frank Grillo dirigido por Joe Carnahan: Copshop (2021) ao lado de Gerard Butler.

Por fim, trazendo o ritmo acelerado e a lógica dos jogos virtuais para as telas, Mate ou Morra certamente agradará os viciados em games. Por outro lado, os demais espectadores lastimarão a falta de um enredo mais criativo.


Mate ou Morra (filme)
Mate ou Morra (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo