Poster do filme "Meu Bolo Favorito"
[seo_header]
[seo_footer]

Meu Bolo Favorito

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O casal de cineastas iranianos Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha volta a dirigir juntos, repetindo a dupla do bom filme O Perdão (2020). Em Meu Bolo Favorito, Maryam não atua – e nem poderia, pois a protagonista desta vez tem 70 anos. Mas, outra atriz de O Perdão, Lily Farhadpour, assume o papel de Mahin, a viúva solitária que, diante dos comentários das amigas e do relacionamento à distância com os filhos, faz uma reflexão sobre a sua vida e decide procurar um companheiro.

Antes disso, tenta se divertir sozinha. Mas, a antes prazerosa visita à cafeteria do hotel Hyatt (que mudou de nome e proprietário) já não lhe satisfaz. E um passeio pelo parque revela o cerceamento de liberdade das mulheres iranianas. Mahin precisa interceder um policial que implica com as roupas de uma jovem que passeia no local.

Assim, dentro das limitações impostas pelo regime, ela escolhe um restaurante para pensionistas como o lugar para encontrar alguém para namorar. Acaba se interessando por Faramarz, um taxista que come sozinho, mas que troca conversas com o grupo de conhecidos da mesa ao lado. A abordagem de Mahin não tem nada das firulas dos jovens. Ela é bem direta. Aguarda no ponto de taxi até o final do expediente de Faramarz, e pede para que ele a leve para a casa dela.

Na casa, após poucos minutos já conversam como se conhecessem há tempos. Bebem, comem, dançam, enfim, se divertem à beça, o que não acontecia faz muitos anos para ambos. O final dessa história surpreende. Remete aos contos literários, que com concisão abrem e fecham uma narrativa curta. A simplicidade do enredo lembra o filme brasileiro recente O Dia Que Te Conheci (2023), de André Novais Oliveira – também uma história de amor.

Direção

O estilo de direção, da mesma forma, é simples. Só se faz notar quando Mahim está desnorteada e a câmera faz um giro de 360º pela casa, indicando que ela não sabe o que fazer nesse momento de desespero. Depois ela cai em si e relembra sua experiência como enfermeira. Mas, é tarde demais. Essa breve história de amor, talvez a maior da sua vida, já acabou. Mesmo que, com o tempo, as imagens dessa noite maravilhosa se tornem borradas como as selfies que tiraram, permanecerão como motivação para novas experiências, ou como uma aventura para contar às amigas.

___________________________________________

Ficha técnica:

Meu Bolo Favorito | Keyke mahboobe man | 2024 | 96 min. | Irã, França, Suécia, Alemanha | Direção: Maryam Moghadam, Behtash Sanaeeha | Roteiro: Maryam Moghadam, Behtash Sanaeeha | Elenco: Lily Farhadpour, Esmail Mehrabi.

Distribuição: Imovision.

Trailer:

Onde assistir:
Cena do filme "Meu Bolo Favorito"
Cena do filme "Meu Bolo Favorito"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo