Mostra O CINEMA DE BILLY WILDER no MIS-SP

Mostra O CINEMA DE BILLY WILDER no MIS-SP

O MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo abre amanhã a mostra inédita “O Cinema de Billy Wilder”.

Concebida pelo MIS, e não trazida de outro país como algumas outras mostras exibidas no museu, “O Cinema de Billy Wilder” recria cenários icônicos dos filmes do diretor, proporcionando uma imersão do visitante nesses universos.

É possível, assim, sentir-se como os prisioneiros de guerra de O Inferno nº 17 (1953), andar pelas ruas do pecado parisiense de Irma la Douce (1963) e pela Baker Street de A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970). Ou, então, visitar o famoso imóvel de Se Meu Apartamento Falasse (1960), e ainda se deixar seduzir pela incrível materialização de Marilyn Monroe cantando em cima do palco, logo após um corredor que recria o trem-dormitório de Quanto Mais Quente Melhor (1959).

Com curadoria do diretor-geral do MIS, André Sturm, e textos de Ana Lúcia Andrade, autora do livro “Entretenimento inteligente – o cinema de Billy Wilder”, a mostra percorre 13 dos 26 longas de Billy Wilder. Como o cineasta transitou por vários gêneros, o percurso permite que o espectador experimente diversas sensações, do crime noir de Pacto de Sangue (1944) ao drama do alcoolismo de Farrapo Humano (1945), da sufocante mina de A Montanha dos Sete Abutres (1951) ao tribunal de Testemunha de Acusação (1957), passando pelo glamour de Sabrina (1954) e a decadência de Crepúsculo dos Deuses (1950). E, tudo começa com Semente do Mal (1934), seu primeiro filme de fato, uma produção francesa codirigida com Alexander Esway.

André Sturm apresenta a mostra O CINEMA DE BILLY WILDER no MIS.

Acervos

Junto com as reconstituições de cenários, a mostra traz materiais como cartazes, fotografias de bastidores, stills de filmes, cenas selecionadas e editadas exclusivamente para a mostra, objetos de cena, figurinos originais usados nas gravações e depoimentos em vídeo de pessoas que conviveram com o diretor.

É recomendável realizar a visita detendo-se em cada um desses itens do acervo. Mais do que as imersões, o mais valioso é esse conhecimento que essa experiência oferece, para sair dali conhecendo mais sobre a vida e a obra de Billy Wilder.

Entrada da mostra “O Cinema de Billy Wilder” no MIS.

Serviço:

Mostra “O Cinema de Billy Wilder”

Data: a partir de 16.08.2024

Local: MIS Jardim Europa (Av. Europa, 158, Jd. Europa)

Horário:

  • terças a domingos / 10h às 19h
  • sábados / 10h às 20h
  • Permanência até 1h após o último horário

Ingressos:

  • R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
  • Terças: ingresso gratuito, retira apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita

Mais informações em: https://mis-sp.org.br/exposicao/o-cinema-de-billy-wilder/

Veja trechos da mostra em nosso canal no Youtube:

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo