Pesquisar
Close this search box.

CURSO MIS: História do Cinema, com Marcelo Lyra

Tubarão (filme)
clique no botão ao lado para ouvir o texto:

O MIS apresenta o curso “História do Cinema: a evolução da linguagem cinematográfica”, com ministrado pelo professor e crítico de cinema Marcelo Lyra.

O curso acontece em quatro módulos, entre 6 de abril e 27 de maio de 2021, em formato online.

“História do Cinema: a evolução da linguagem cinematográfica” é um curso analítico expositivo que aborda essa evolução através do estudo dos principais filmes e diretores do cinema. Para isso, parte dos irmãos Lumiére, da observação do desenvolvimento da arte de narrar pelo genial Méliès, bem como das descobertas de montagem e enquadramentos de Griffth. Depois, aborda Chaplin, a chegada do som, a revolução de Orson Welles, Hitchcock e Jean-Luc Godard. Por fim, até chegar a Kubrick, Coppola, Tarantino e a era digital.

Além disso, o curso estuda os musicais em Hollywood e no Brasil, tal como todos os movimentos cinematográficos importantes. Por exemplo, Expressionismo, Neo Realismo, Nouvelle Vague e Cinema Novo. Ao final, o programa analisa as possibilidades da era no cinema digital.

Programação dos módulos:

Módulo I – A era do cinema mudo, Expressionismo e o som. Cinema brasileiro

Aula 1 | Os primeiros passos e as descobertas de Lumiére e Méliès, o surgimento dos enquadramentos, da montagem. O desenvolvimento da arte de falar por imagens: Griffth, o criador da linguagem cinematográfica moderna.

Aula 2 | Charles Chaplin, Buster Keaton. O surgimento das técnicas de montagem, iluminação e enquadramento. A força visual do Expressionismo alemão. A chegada do som, os musicais, o filme de gângster. Como Fritz Lang migra para Hollywood e ajudam a criar o film noir.

Aula 3 | Os primeiros filmes que restaram do cinema mudo brasileiro, A filha do advogado, o cinema regional. Os estúdios como Atlântida, Cinédia e Vera Cruz.

Aula 4 | Anos 1940: a revolução de Cidadão Kane. O cinema europeu do pós-guerra: Neo Realismo, diretores revolucionários como Rosselini, De Sica.

Módulo II | Anos 1950 e o filme B, o cinema japonês e o cinema de autor

Aula 1 | Os mestres do cinema japonês: Kurosawa, Ozu e Mizoguchi. Os musicais.

Aula 2 | O filme B se firma e cria espaço para novos diretores. Surge como gênero a ficção científica, em meio à conquista do espaço e a paranoia da Guerra Fria.

Aula 3 | O fenômeno Alfred Hitchcock, a ruptura de regras e as técnicas de manipulação do espectador. A expansão da tela com os formatos largos do Cinemascope e a novidade dos efeitos 3D.

Aula 4 | A força do novo cinema italiano. Pasolini e Fellini. O talento do sueco Ingmar Bergman.

Módulo III – Anos 1960: novos movimentos sacodem a linguagem

Aula 1 | A Nouvelle Vague francesa: Godard e Truffaut. A arte de Luis Buñuel.

Aula 2 | A influência da Nouvelle Vague no Brasil. Como o movimento europeu influencia o Cinema Novo e o Cinema Marginal no Brasil. Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Walter Hugo Khouri.

Aula 3 | O ciclo do cinema erótico e as pornochanchadas. O fenômeno Eduardo Coutinho.

Aula 4 | Anos 1960 (parte 2): O cinema de Kubrick e Sergio Leone. O surpreendente talento de diretor do até então ator cômico Jerry Lewis. O revisionismo dos mitos do faroeste e do herói clássico. Herzog e o novo cinema alemão.

Módulo IV – Os independentes da Nova Hollywood, o blockbuster e a era digital

Aula 1 | Anos 70: Diretores da chamada Nova Hollywood como Altman, Coppola, e Scorsese revolucionam a linguagem

Aula 2 | A indústria se firma com blockbusters como Tubarão (foto) e Star Wars, que dominam o imaginário pop. As novas regras e a ditadura dos script doctors, sequências e remakes entram na ordem do dia. O cinema pós-moderno: Quentin Tarantino.

Aula 3 | A revolução da era digital. Nos dois extremos, o contraponto entre a simplicidade estética defendida pelo movimento Dogma 95 e a sofisticação técnica dos efeitos de Titanic e Exterminador do Futuro 2.

Aula 4 | Balanço geral do curso e os novos rumos da linguagem. Novos rumos a partir da era digital. Personagens digitais tornam-se atores, como em Harry Potter. A técnica e a sofisticação visual graças à tecnologia digital de Matrix.

Serviço:

Curso “História do Cinema: a evolução da linguagem cinematográfica”

Datas: de 6 de abril a 27 de maio de 2021.

Valor total: R$ 432 ou cada módulo por R$ 120.

Local: online via Zoom.

Mais informações: site do MIS.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo