Mistério no Mediterrâneo (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Mistério no Mediterrâneo

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Com Jennifer Aniston e Adam Sandler como protagonistas de uma comédia, era de se esperar que Mistério no Mediterrâneo (Murder Mystery) fosse um tremendo sucesso. Mas, apesar de sua sequência estar prestes a estrear, essa produção da Netflix não teve a repercussão que prometia. Lançada em 2019, muitos já tinham até se esquecido dela hoje. Aliás, eu mesmo só a assisti agora para poder escrever sobre esse novo filme que está para chegar.

Mistério no Mediterrâneo é uma sátira aos filmes de mistério, conhecidos como whodunit, no qual sempre acontece um crime e um detetive tenta desvendá-lo. Na literatura, esse gênero virou best seller pelas mãos de Agatha Christie, escritora homenageada na última cena deste filme (a referência ao livro “Assassinato no Expresso do Oriente”).

O enredo segue a fórmula de Christie. Assim, personagens da alta classe se reúnem em algum lugar isolado onde acontece o assassinato. Todos os presentes são suspeitos, e cabe ao detetive (junto com o leitor/espectador) descobrir quem é o culpado. O diferencial aqui é a chave cômica, materializada na presença de Nick Spitz (Sandler) e sua esposa Audrey (Aniston) que, ao contrário dos demais, são americanos e não são ricos (ele é policial e ela cabeleireira). O casal entra no rolo quando recebe o convite de um dos ricaços e parte numa viagem num iate luxuoso. O motivo do crime também não é novidade: a herança.

Humor ingênuo

As piadas se concentram em Sandler e Aniston, principalmente nas farpas que eles trocam entre si. Como a dupla Abbot e Costello, os dois enfrentam perigos reais mas escapam meio que sem querer. Mas há pouco humor físico, apesar de o filme ser bem movimentado.

O problema é que as piadas não têm muita graça. E isso acontece porque o diretor Kyle Newacheck imprime um tom ingênuo demais, diferente do seu filme anterior, Perda Total (Game Over, Man!), lançado em 2018 também pela Netflix. Se tivesse arriscado um humor mais sombrio, funcionaria bem mais, como mostra a cena em que um dos personagens retira a faca do cadáver e depois enfia de volta para não estragar a cena do crime. Outra sátira ao whodunit do mesmo ano acertaria em cheio no tom; estamos falando de Entre Facas e Segredos (Knives Out, 2019), de Rian Johnson.

___________________________________________

Ficha técnica:

Mistério no Mediterrâneo | Murder Mystery | 2019 | 97 min | EUA, Itália, Canadá | Direção: Kyle Newacheck | Roteiro: James Vanderbilt | Elenco: Adam Sandler, Jennifer Aniston, Luke Evans, Terence Stamp, Gemma Aterton, David Walliams, Dany Boon, Luis Gerardo Méndez, Shioli Kutsuna, John Kani, Adeel Akhtar, Ólafur Darri Ólafsson.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir:
Mistério no Mediterrâneo (filme)
Mistério no Mediterrâneo (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo