MUBI | Fassbinder e outras estreias em setembro 2022

Desejos Virtuais (filme)

Descubra aqui os filmes que entram no catálogo da plataforma MUBI em setembro de 2022.

Fassbinder

De setembro a dezembro, a MUBI homenageará um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão: Rainer Werner Fassbinder. Em suas obras, encontramos narrativas que tocam o âmago da natureza humana e promovem diálogos sobre a solidão, o medo e a busca eterna pela própria identidade. Em setembro, estreiam A Terceira Geração (1979) e Lola (1981).

Tilda Swinton

Neste mês, a MUBI continua sua homenagem à atriz Tilda Swinton. Ficam disponíveis os sci-fis Desejos Virtuais (2002) e Friendship’s Death (1987). Além disso, chega também Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011) que garantiu a Tilda o prêmio de Melhor Atriz no European Film Awards de 2011.

Amat Escalante

A MUBI apresenta em setembro uma sessão dupla dedicada a Amat Escalante, uma voz distinta no cinema mexicano contemporâneo. Começa com Blood (Sangre, 2005), seu provocativo filme de estreia selecionado no Festival de Cannes em 2005 e vencedor do prêmio FIPRESCI. Em seguida, chega Os Bastardos (2008), seu segundo longa-metragem, no qual ele retrata um período de 24 horas na vida de Jesus e Fausto, dois trabalhadores mexicanos em situação irregular em Los Angeles.

Renata Pinheiro

A MUBI dá continuidade à retrospectiva do cinema de Renata Pinheiro, um dos grandes nomes do cinema brasileiro moderno. Neste mês, a MUBI apresenta o drama Amor, Plástico e Barulho (2013), e o curta documental Praça Walt Disney (2011), codirigido com Sergio Oliveira.

Jacques Audiard

Jacques Audiard está de volta com uma história sensível sobre amizade, sexo e romance. Coescrita por Céline Sciamma e estrelando Noémie Merlant, Paris, 13° Distrito (2021) é uma ode hipercontemporânea à cidade do amor.

Ainhoa Rodríguez

Ainhoa Rodríguez presta uma homenagem excêntrica aos desejos e sonhos reprimidos das mulheres da Espanha rural em Destello Bravío (2021) seu impressionante filme de estreia. O drama original, que oscila entre realidade e fantasia, naturalismo e surrealismo, é um retrato da região de Estremadura, cidade natal da cineasta.

Jonas Bak

Madeira e Água (Wood and Water, 2021), de Jonas Bak, narra os sentimentos de alienação, tristeza e beleza de uma mulher ao se aposentar e deixar para trás a ruralidade de sua Alemanha natal para visitar seu filho em Hong Kong. O contraste entre a calma da floresta alemã e a agitação avassaladora de uma metrópole resulta em um retrato meditativo de um personagem aprendendo a conectar-se consigo mesmo.

Gaspar Noé

O mais recente filme de Gaspar Noé, estrelado pelos ícones Dario Argento e Françoise Lebrun, fez sua grande estreia em Cannes em 2021. Vortex (2021) nos guia por alguns dias na vida de um casal de idosos que enfrenta a degeneração da saúde mental da mãe, em luta contra a demência.

Claude Chabrol

Mais um filme de Claude Chabrol chega à plataforma MUBI. Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo (L’Enfer, 1994), traz Emmanuelle Béart e François Cluzet em um dos melhores filmes já feitos sobre ciúme patológico.

Emir Kusturica

Gata Preta, Gato Branco (1998) é a comédia que deu ao diretor iugoslavo Emir Kusturica o Leão de Prata de Melhor Direção no Festival de Veneza. No filme, um cultivador de azáfama casa o seu filho com a irmã de um gangster para pagar uma dívida.

Asghar Farhadi

O diretor iraniano Asghar Farhadi marca presença neste mês na MUBI com seu filme O Passado (2013), estrelado pela atriz argentina Bérénice Bejo, que venceu o prêmio de melhor em Cannes por esse filme.

Craig Gillespie

Um homem inicia um relacionamento com uma boneca inflável. Essa é a proposta de A Garota Ideal (2007), no filme de Craig Gillespie, protagonizado por Ryan Gosling.

Olivier Assayas

Um dos melhores filmes de Olivier Assayas, Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria, 2014) conta com Juliette Binoche e Kristen Stewart nos papéis principais.

Wong Kar-Wai

Em O Grande Meste (2013), Wong Kar-Wai conta a história do mestre de artes marciais Ip Man, o homem que treinou Bruce Lee.

Bernardo Bertolucci

Estrelando Jean-Louis Trintignant, O Conformista, de Bernardo Bertolucci, recebeu indicação ao Oscar de roteiro adaptado.

Mas não deixe de conferir abaixo toda a programação até agora confirmada pela MUBI para setembro.

Programação de setembro

Mais informações no site da MUBI.

(foto/divulgação: “Desejos Virtuais”)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo