O longa de animação Mundo Estranho (Strange World) repete aquela inventiva ideia do clássico da ficção-científica Viagem Fantástica (Fantastic Voyage, 1966), desta vez para empunhar a bandeira da ecologia. A dupla por trás do filme, os diretores Don Hall e Qui Nguyen (também roteirista), é a mesma de Raya e o Último Dragão (Raya and the Last Dragon, 2021), também da Disney.
Como naquele filme de Richard Fleischer, a trama permite que o público aprenda um pouco sobre como funciona o corpo (neste caso de um animal). Ao mesmo tempo, combate a ideia da exploração dos recursos naturais em prol da tecnologia e da economia. E, como subtemas, ainda toca no relacionamento entre pai e filho, e na melhor percepção sobre escolhas de gênero.
A jornada de exploração
Na aventura, Searcher Clade é um fazendeiro que descobriu e agora cultiva uma planta capaz de fornecer energia. Mas uma doença ameaça a plantação, e ele parte numa expedição, justamente a atividade que o separou do pai há décadas, e que causa desentendimentos com seu filho Ethan. As três gerações da família Clade precisarão superar suas desavenças para salvar o que ameaça o ecossistema em que vivem.
O enredo, salvo escrutínio profundo de especialistas em ciências naturais, é educativo, se bem que não tão detalhado quanto em Viagem Fantástica, filme que até professores de biologia indicam aos seus alunos. Mas a história tem momentos lentos, que se arrastam na tela, principalmente enquanto os exploradores ainda não sabem em que mundo estão. Isso, claro, frustra o público que pensou que veria algo semelhante a Indiana Jones. Afinal, é o que induz o tipo de fonte do título, pois lembra aquele do filme e de Duck Tales. Mas, na parte final, após tudo ser revelado, o filme melhora. Mas o que mais vale é a sua mensagem sobre a preservação dos recursos naturais.
Sinopse:
A família Clade não é muito igual as outras. Eles são exploradores que desbravam novas terras e estão em uma missão para explorar um mundo estranho e não conhecido. Porém, as diferenças entre os membros da família podem por sua nova missão em risco.
___________________________________________
Ficha técnica:
Mundo Estranho | Strange World | 2022 | 102 min | EUA | Direção: Don Hall, Qui Nguyen | Roteiro: Qui Nguyen | Vozes de Jake Gyllenhaal, Jaboukie Young-White, Gabrielle Union, Dennis Quaid, Lucy Liu, Karan Soni.
Distribuição: Disney.