Nunca Mais Nevará (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Nunca Mais Nevará

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Nunca Mais Nevará pede licença para que a fantasia possa entrar.

Com um leve tom cômico, o filme da diretora Malgorzata Szumowska, codirigido por Michal Englert, apresenta uma figura mítica. Ele é Zhenia, um rapaz imigrante que trabalha como massagista de clientes que vivem em um condomínio de luxo. Além de conforto muscular, ele entrega também momentos de relaxamento completo, com sua peculiar técnica de hipnose. Adicionalmente, algumas mulheres desejam que ele satisfaça outras de suas necessidades.

Acima disso tudo, Zhenia possui alguns poderes mágicos. E o filme acentua essa fantasia gradativamente, junto com rápidos flashbacks de sua infância. Entre esses fenômenos, está a habilidade de mover copos, além de também enxergar a essência das pessoas. A fim de inserir uma explicação com um mínimo de viabilidade científica, a estória estipula que Zhenia nasceu em Chernobyl. Assim, talvez a radiação do acidente nuclear o tenha modificado.

Impenetrável

Mas, de qualquer forma, o protagonista Zhenia é impenetrável em todos os aspectos. E não apenas na origem de seus poderes. De fato, não sabemos por que os cachorros não gostam dele. Tão pouco como ele sabe falar todos os idiomas. Aliá, nem mesmo se ele realmente existe e se ele possui esses poderes.

Por outro lado, em duas ocasiões algum personagem diz a frase do título original (cuja tradução é: “nunca vai nevar de novo”). Então, na última cena, neva no condomínio. Primeiro, tal fenômeno remete à infância de Zhenia. Ou seja, quando ele viu as precipitações da explosão da usina nuclear e pensou que era neve. Porém, em uma interpretação mais livre, e provavelmente distante da intenção dos realizadores, a neve talvez tenha conotação política.

Nesse sentido, pesa o fato de Zhenia falar russo como língua materna. Então, sua figura representaria uma volta aos tempos do comunismo. Para os moradores desse condomínio, impera o saudosismo desse período. Assim, os poderes de Zhenia representam uma glorificação nostálgica vista, aos olhos de hoje, por quem ainda era criança naquela época.

Fábula

De qualquer forma, é evidente a intenção do tom de fábula no filme. E isso fica evidente nas cenas que mostram as grandes casas do condomínio do alto. Todas iguais, parecem um cenário e não o mundo real.

Enfim, seja lá qual for a interpretação válida, Nunca Mais Nevará possui as qualidades de uma fábula. Por isso, o filme deve ser assistido com esse viés fantasioso.

A Polônia escolheu Nunca Mais Nevará como seu candidato ao Oscar de Melhor Filme Internacional de 2021.

___________________________________________

Ficha técnica:

Nunca Mais Nevará (Sniegu juz nigdy nie bedzie) 2020. Polônia/Alemanha. 113 min. Direção e roteiro: Malgorzata Szumowska, Michal Englert. Elenco: Alec Utgoff, Maja Ostaszewska, Agata Kulesza, Weronika Rosati, Katarzyna Figura, Lukasz Simlat.

Onde assistir:
Nunca Mais Nevará (filme)
Nunca Mais Nevará (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo