Em “No Mundo da Lua”, o garoto Mike e seus amigos Marty e Amy embarcam com seu avô, o astronauta aposentado Frank Goldwing, para uma viagem à lua, com a missão de encontrar a bandeira americana, frustrando os planos do milionário Richard Carson, que afirma que a viagem de 1969 foi uma farsa.
Esta é o primeiro longa de animação espanhol distribuído mundialmente. A produção da Telefonica Studios, na verdade, parece ser norte-americana. A estória se passa nos Estados Unidos e exalta a família e a pátria local. Tudo para alcançar um êxito comercial.
A qualidade da animação é espantosa. Seguindo os traços de personagens como “Detona Ralph”, os desenhos agradam o espectador. Há, também, muita ação, desde a primeira sequência.
“No Mundo Da Lua”, a estrear em fevereiro nos EUA com o título “Capture The Flag”, porém, não possui a esperteza de construir personagens com potencial de merchandising. Os três protagonistas carecem de características especiais para vender brinquedos e roupas. O único que teria alguma chance é o lagarto Igor.
A estória
A estória começa bem, mas perde um pouco por exagerar nos planos do vilão, que pretende ir à lua não apenas para provar que a primeira viagem americana não aconteceu, mas para obter energia para dominar o mundo.
Alguns detalhes também não funcionam. Há uma morte no filme, totalmente dispensável e inadequada, quando o milionário assassina seu assistente junto com a explosão de uma maquete. Quando a dupla Mike e Amy invadem a espaçonave, encontram uniformes espaciais que servem neles, mas como poderia haver essas roupas para crianças? Uma solução para isso poderia ser a suposição de que elas tinham sido feitas para chimpanzés (que foram usados mesmo em viagens espaciais).
Marty, o menino gênio em tecnologia, poderia ser apresentado com essa característica desde o início, o que não causaria estranheza quando ele salva a todos com suas engenhocas.
Apesar disso, o filme funciona. Principalmente por investir na emoção, no relacionamento familiar em crise entre o pai de Mike e seu avô, ambos astronautas.
Ficha técnica:
No Mundo Da Lua (Atrapa La Bandera/Capture The Flag, 2015) 94 min. Dir: Enrique Gato. Rot: Jordi Gasull, Neil Landau e Javier López Barreira. Com Dani Rovira, Michelle Jenner, Carme Calvell, Javier Balas, Camilo Garcia, Toni Mora, Marta Barbará, Fernando García Cabrera, Xavier Casan, Oriol Tarragó, Ramon Canals, Jordi Royo.