O Massacre da Serra Elétrica 3D (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

De todos os filmes baseados no clássico slasher O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1974), de Tobe Hooper, este O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua é o mais ousado. Não em termos de violência explícita, pois isso está saliente em todos os filmes. Porém, o que surpreende é a arriscada opção de colocar o assassino em série Leatherface na posição de vítima. Aqui, o psicopata canibal é humanizado, e ajuda a mocinha do filme, Heather Miller (Alexandra Daddario), a fugir dos verdadeiros vilões, que são o xerife e a turma de linchadores da pequena cidade de Newt, Texas.

Uma montagem inteligente apresenta essa situação ainda durante os créditos iniciais. Flashes rápidos mostram os horríveis crimes da família de canibais Sawyer, contadas a partir da única sobrevivente do filme original de 1974, logo após ela escapar. Então, prestes a se render, a família é massacrada por uma turma de linchadores. Aparentemente, a única sobrevivente é uma bebê, que um casal de moradores da cidade resolve adotar. Tempos depois, a bebê Heather, agora adulta, recebe de sua avó natural uma mansão no Texas. Com seu namorado, um casal de amigos e um caronista, eles chegam ao local. Lá, no porão, vive o outro sobrevivente do linchamento, Jed Sawyer, também conhecido como Leatherface.

Linchadores x psicopatas

A figura da inocente Heather é essencial para a trama. Herdeira de sangue dos famigerados Sawyers, ela é uma garota normal, sem a psicopatia da sua família. Apesar disso, ela se revolta com o destino de seus parentes, brutalmente mortos pelo grupo de linchadores. Então, o filme assume a polêmica posição de que os linchadores são piores do que os psicopatas canibais. O argumento é que Jed Sawyer (para humaniza-lo, ele sempre é chamado pelo nome e não pelo apelido sinistro) possui deficiência mental enquanto os moradores liderados pelo xerife são uns sádicos.

Os fãs do filme original não apreciaram essa abordagem, e esse filme é o que tem a menor cotação (4,8/10) no IMDb. Porém, o próprio diretor Tobe Hooper havia feito uma mudança mais grave, ao misturar comédia e terror em seu O Massacre da Serra Elétrica 2 (The Texas Chainsaw Massacre 2) de 1986. Ou seja, se o próprio criador se abriu para mudanças, por que não os fãs?

Gore em abundância

Afinal, à parte essa nova abordagem, O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua não decepciona. É verdade que soa menos lúgubre que o filme de 1974, mas possui gore em abundância. Corpo cortado ao meio com a serra elétrica, dedos na panela para virar comida, machadadas, pessoa sendo triturada… enfim, no quesito violência explícita não há motivo para os fãs reclamarem. Ademais, o ritmo é muito ágil, e logo estamos torcendo pela protagonista Heather, que foge primeiro do Leatherface e depois do xerife e sua turma.

E a crítica ao poder policial, ou antes, das milícias, se encaixa com essa sacada esperta da trama, que insere uma inocente herdeira na família. Nesse sentido, a abordagem policial violenta ganha um retrato simbólico quando um agente mata sem querer uma das vítimas. Com isso, o filme parece protestar contra a extrema direita estadunidense, o que deve ter levado muitos americanos a desgostar dele.

Este é apenas o segundo longa do diretor Joe Luessenhop. Antes desse filme, ele fez Ladrões (Takers, 2010), suspense policial com Hayden Christensen, Matt Dillon, Idris Elba, Paul Walker e Zoe Saldana no elenco. Até agora, Luessenhop não realizou outro trabalho após a má recepção de O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua.

Elenco

No papel principal, está Alexandra Daddario, atriz que já acumula mais de 60 créditos em filmes e séries, mas que nunca atingiu o potencial de estrela que parecia ter. Ao seu lado, como sua amiga Nikki, se destaca Tania Raymonde, da série Lost. E, como Ryan, o músico Trey Songz. O filho de Clint Eastwood, Scott Eastwood, faz o papel do policial não confiável Carl.

Além deles, atores do primeiro filme fazem participações especiais. São eles: John Dugan, Gunnar Hansen, Marilyn Burns, que interpretaram, respectivamente, Grandpa, Leatherface e Sally no original.

Enfim, goste ou não, O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua é, sem dúvida, uma surpresa.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua | Texas Chainsaw 3D | 2013 | 92 min | Estados Unidos | Direção: John Luessenhop | Roteiro: Adam Marcus, Debra Sullivan, Kirsten Elms | Elenco: Alexandra Daddario, Dan Yeager, Trey Songz, Scott Eastwood, Tania Reymonde, Shaun Sipos, Keram Malicki-Sánchez, James MacDonald, Thom Barry, Paul Hae, Richard Riehle, Marilyn Burns, John Dugan, Gunnar Hansen.

Onde assistir:
O Massacre da Serra Elétrica 3D (filme)
O Massacre da Serra Elétrica 3D (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo