O Menino Que Fazia Rir conta a infância do comediante alemão Hape Kerkeling.
O relato começa em 1971, quando Hape tinha sete anos. É fácil embarcar nessa jornada quando a voz do garoto começa a narrar sua história. Gordinho, ele escapava do bullying dos outros meninos porque estava sempre bem-humorado. E isso resultou no momento de virada de sua vida, quando, ao tentar montar num cavalo que ganhou da avó, resolveu fazer graça de si mesmo. Nascia naquele momento o futuro comediante profissional.
Depois, O Menino Que Fazia Rir acompanha também os anos de 1972 e 1973, quando Hape perde duas pessoas importantíssimas na sua vida: sua vó e sua mãe. Hape sofreu muito com essas perdas, principalmente a da mãe, que sentia dores por causa de sinusite, fez uma cirurgia e perdeu o olfato e o paladar. Isso agravou seu real problema, que era a depressão e ela acabou se suicidando com uma overdose de remédios. Uma triste ironia para Hape, que tinha o dom de fazer pessoas rirem.
Talento natural para a comédia
Hape mostrava seu talento para a comédia em todo lugar. Em casa, na escola, nas ruas, nas festas de família. Tinha um dom especial para imitar pessoas com um tom de sátira, mas foi na peça teatral da escola que ele foi definitivamente reconhecido. Por exemplo, em um papel pequeno, roubou a cena e fez todos da plateia morrerem de rir.
Apesar dos momentos tristes da vida de Hape, retratados com sensibilidade no filme, o tom de O Menino Que Fazia Rir é leve. A narração do menino, a fotografia luminosa e a trilha sonora deixam um sorriso permanente no rosto do espectador. Aliás, a diretora do filme, a alemã Caroline Link, sabe trabalhar bem o drama familiar, tanto que seu filme Lugar Nenhum na África (2001) ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Adicionalmente, o filme tem uma forte mensagem de superação. Nos momentos difíceis de sua infância, a narração de Hape reforçava seu lema “continue se movendo”.
Em suma, O Menino Que Fazia Rir é uma boa indicação de filme para a família toda, e emociona mesmo que o comediante seja pouco conhecido no Brasil.
Ficha técnica:
O Menino Que Fazia Rir (Der Junge muss an die frische Luft, 2018) Alemanha. 100 min. Dir: Caroline Link. Rot: Ruth Toma. Elenco: Julius Weckauf, Luise Heyer, Joachim Król, Kathrin von Steinburg, Trish Osmond, Rudolf Kowalski, Ursula Werner, Maren Kroymann, Hedi Kriegeskotte, Hape Kerkeling, Martina Eitner-Acheampong, Birge Schade, Diana Amft, Elena Uhlig, Sönke Möhring, Luise Heyer.
Pandora Filmes
Trailer:
Assista: Julius Weckauf e Caroline Link falam sobre “O Menino Que Fazia Rir”