O Mundo Depois de Nós (Leave the World Behind), como a maioria dos filmes da Netflix, reúne elementos de outros filmes. Mas, desta vez, resulta numa obra com personalidade própria.
O longa adapta o livro de Rumaan Alam, lançado em 2020. O enredo, repleto de mistério, mostra estranhos acontecimentos que parecem indicar o fim do mundo como o conhecemos. São poucos os personagens. Tem a família de Amanda (Julia Roberts) e Clay Sandford (Ethan Hawke), com seus filhos Archie (Charlie Evans) e Rose (Farrah Mackenzie). E G.H. Scott (Mahershala Ali) e sua filha Ruth (Myha’la). Os Sandfords alugaram a luxuosa casa de G.H. para passar uns dias no campo. Porém, na primeira noite da estada os donos chegam e pedem para voltar ao lar, pois os fenômenos começam a surgir.
Os capítulos que dividem o filme entregam aos poucos a evolução desse enigma. O último, por sinal, faz uma bem bolada brincadeira com a série Friends, a predileta da menina Ruth. São esses acontecimentos que trazem influências diversas. O tema apocalíptico lembra, sobretudo, o cinema de M. Night Shyamalan, inclusive pelo tom sinistro. Já a misantropia – Amanda afirma que odeia as pessoas – se aproxima de Yorgos Lanthimos, ainda mais pelo uso dos cervos. O desenvolvimento da trama, de fato, caminha nessa direção da descrença na humanidade, que é capaz de bolar planos genocidas para saciar a ganância pelo poder. O título original, aliás, abraça essa crença e o personagem de Kevin Bacon a personifica.
Personalidade própria
Mas não dá para restringir essas ideias a meras cópias. Afinal, o diretor e roteirista Sam Esmail ficou conhecido por trabalhar histórias disruptivas. Ele é um dos criadores da série Homecoming, cuja primeira temporada, de 2018, contou com Julia Roberts, e é o showrunner de Mr. Robot. Portanto, O Mundo Depois de Nós se encaixa perfeitamente nesse conjunto de intrigas de teorias da conspiração.
Por outro lado, chama a atenção o estilismo da direção de Sam Esmail. O filme é repleto de planos longos com elaborados movimentos de câmera – inclusive algumas acrobacias. Beira o exagero, mas ainda assim cabe na narrativa, já que o mundo está virando de cabeça para baixo. Outro truque muito usado é o da falsa montagem – ou seja, trechos que parecem continuação do frame anterior, mas fazem para de uma nova cena. Por exemplo, os personagens olham para algo assustados, e o que vemos a seguir não é o contraplano que mostra o que eles veem.
Apesar de alguns defeitos, como citados acima, O Mundo Depois de Nós capta a atenção do espectador – e, ainda, ganha pontos por sua direção elaborada. Definitivamente, não vemos aqui uma preguiçosa mistura de elementos que supostamente levam ao sucesso, e o filme se mantém coeso do início ao fim.
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Ficha técnica:
O Mundo Depois de Nós | Leave the World Behind | 2023 | 138 min | EUA | Direção e roteiro: Sam Esmail | Elenco: Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke, Myha’la, Farrah Mackenzie, Charlie Evans, Kevin Bacon.
Distribuição: Netflix.