Depois de Starman (1984) e Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China, 1986), John Carpenter retorna ao terror em O Príncipe das Sombras (Prince of Darkness, 1987). O roteiro, de autoria solo de Carpenter, traz uma história complexa e instigante. O filme traz uma ideia disruptiva. Quebra todas as noções sobre Deus e religião que a humanidade cultivou desde o início dos tempos, um segredo que só uma seita secreta conhecia. Esse poderoso anti-Deus ressurge no porão de uma velha igreja, quando técnicos de diferentes áreas se reúnem para investigar um estranho líquido verde dentro de uma cápsula.
Esse enredo perturbador, no entanto, John Carpenter leva para as telas sem provocar o mesmo terror de suas obras anteriores dentro do gênero. Sem dúvida, Halloween (1978) e O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982) são bem mais assustadores. Não foi por falta de elementos nojentos, pois O Príncipe das Sombras usa e abusa de vermes, insetos e um corpo em sinistra transformação. No entanto, as mortes são menos impactantes, apesar da presença de Alice Cooper como uma das pessoas esquizofrênicas que cercam a igreja. Carpenter aqui evita os jump scares que ele utilizou apropriadamente no filme com Michael Myers, e que poderiam deixar o tom deste longa mais horripilante. Como destaque visual, apontamos a mão que atravessa para o lado negro, um recurso que Jordan Peele retomaria em Corra! (Get Out, 2017).
Em relação ao ritmo, John Carpenter confirma seu talento para filmes de ação. Em vários momentos de O Príncipe das Sombras, cenas paralelas colocam diferentes personagens em situações de perigo, nunca deixando a adrenalina baixar.
Apesar de o conceito estar acima da realização, O Príncipe das Sombras é um filme que prende a atenção do primeiro ao último minuto.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Príncipe das Sombras | Prince of Darkness | 1987 | 102 min | EUA | Direção e roteiro: John Carpenter | Elenco: Donald Pleasence, Lisa Blount, Jameson Parker, Victor Wong, Dennis Dun, Susan Blanchard, Anne Marie Howard, Ann Yen, Ken Wright, Alice Cooper.