Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "O Texto"
[seo_header]
[seo_footer]

O Texto

Avaliação:
8/10

8/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

O thriller russo O Texto consegue manter o suspense do primeiro ao último minuto.

A trama

Desde a cena inicial, o universitário Ilya lida com o arrependimento, quando desobedece a mãe e vai para a balada. Em pouco tempo, ele se desentende lá com um policial numa batida de rotina. Como resultado, ele é preso e condenado injustamente a sete anos de prisão.

Após cumprir sua pena, ele descobre que sua mãe acaba de morrer, além de sua namorada se casar com outro homem. Então, num acesso de fúria, ele se vinga de Pyotr, o policial que o colocou no xadrez. Mas, exagera na dose e acaba matando-o. Agora, em posse do celular dele, descobre seus esquemas com traficantes de drogas e resolve tirar proveito disso.

O espectador logo torce por Ilya, afinal, ele foi vítima de um policial mau caráter e cometeu o assassinato sem intenção de matar. Consequentemente, quando ele assume o risco de enviar mensagem de texto pelo celular do policial, a chance de ele ser descoberto é enorme, e o público se sente tão agoniado quanto ele.

E a trama de O Texto torna a situação de Ilya cada vez mais complicada, sendo praticamente inevitável que ele saia ileso. O filme trabalha com eficiência o sentimento do público, pois durante o desenrolar da estória, o personagem principal confirma ser uma pessoa boa. Afinal, ele se preocupa até em melhorar a imagem de Pyotr perante os pais e a noiva dele. Essa impressão permanece até o clímax do filme, quando ele precisa tomar uma decisão crucial.

Análise

A tensão permeia todo o filme, uma qualidade muito difícil de ser obtida. O maior responsável é o roteiro, muito bem amarrado, onde o protagonista toma decisões como muitos tomariam numa situação de pressão igual à que ele enfrenta. Méritos, portanto, para o roteirista Dmitriy Glukhovskiy, que adaptou o livro de Dmitriy Glukhovskiy.

Ao final, o que se sobressai é a ideia do arrependimento. Ilya, simbolicamente, tentar apagar os rabiscos que fez sobre seu autorretrato em momentos de raiva como se quisesse desfazer seus erros. Mas, a vida não é assim tão simples, e, por mais que ele se arrependa, por ter desobedecido a mãe e ter matado o policial, as manchas nunca desaparecerão.  


Cena do filme "O Texto"
Cena do filme "O Texto"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo