A Origem do Medo (Out of Darkness) é um filme de terror que se passa na pré-história. Sua trama se situa há 45.000 anos, dentro da Idade da Pedra. Esse seu maior diferencial recebeu aprovação da especialista Penny Spikins, professora de Arqueologia das Origens Humanas da Universidade de York, no artigo publicado no site The Conversation. Ainda que não seja 100% preciso, é o suficiente para deixar nós, espectadores leigos, tranquilos com o que assistimos.
Antes de tudo, o clã protagonista não é tão primitivo como um Neandearthal (que coexistiram na mesma época). Já são mais desenvolvidos, por isso conversam articuladamente, inclusive discutem entre si – numa linguagem primitiva criada para o filme, que traz legendas para traduzir o que falam. O grupo, no entanto, parece limpinho demais.
O monstro
Enfim, a estória começa numa conversa em torno da fogueira, que revela que o grupo se arriscou numa viagem marítima e chegou a uma nova terra. Mas, não encontram comida lá (aparentemente, eles só comem carne).
O grupo vê uma montanha bem distante, e acredita que ali encontrará abrigo e comida. Mas, para chegar ao local, precisam atravessar uma densa mata. E, lá está um ser monstruoso que leva embora o membro mais novo do clã. No trajeto, o monstro faz mais vítimas dentro do grupo, atacando com incrível rapidez (para que não vejamos claramente a criatura) e extrema violência (a abertura para o gore de uma mandíbula destroçada e vísceras à mostra).
O filme consegue construir suspense, nos momentos de expectativa quanto ao ser que pode atacar a qualquer momento. Contudo, por serem rápidas demais, as investidas não funcionam como jump scares. Na verdade, não funcionam em absoluto, pois não dá para ver nada. Pesa aí a falta de experiência do diretor Andrew Cumming, que estreia em longas, tendo antes dirigido episódios de séries e curtas. Não só os ataques, mas muitas cenas de A Origem do Medo soam confusas.
Mas a estória vale a pena. Aproveita o fato de homo sapiens em diferentes estágios de evolução terem convivido em alguns lugares dentro de determinado tempo. E, certamente, de forma nada pacífica. Com isso, o filme ainda faz pensar que, desde a pré-história, os humanos são os únicos animais que agem como um monstro contra sua própria espécie. Ou seja, o terror vem de longa data.
___________________________________________
Ficha técnica de “A Origem do Medo”:
A Origem do Medo | Out of Darkness | 2022 | Reino Unido | 88 min | Direção: Andrew Cumming | Roteiro: Ruth Greenberg | Elenco: Iola Evans, Arno Lüning, Chuku Modu, Luna Mwezi, Safia Oakley-Green, Kit Young.