Outside In investe na sensibilidade humana para dar emoção aos seus três protagonistas que vivenciam um momento dramático em suas vidas.
Chris (Jay Duplass) acaba de sair da prisão, onde esteve por duas décadas. Ou seja, desde o condenaram injustamente por um crime aos 18 anos. Ele, na verdade era inocente, mas acobertou seu irmão em um roubo a uma loja onde um homem foi assassinado. Quem o ajudou nessa libertação foi sua ex-professora do colégio, Carol (Edie Falco). Durante o processo que durou vários anos, os dois acabaram se apaixonando durantes suas conversas por telefone. Mas, agora, ela não quer se envolver com o rapaz, pois ela é uma mulher casada e bem mais velha que ele.
Mas, como o relacionamento de Carol com seu marido está falido, existe uma chance de ela corresponder aos galanteios de Chris. Enquanto isso, Hildy (Kaitlyn Dever), a filha adolescente de Carol, inicia uma forte amizade com o ex-presidiário.
Romance e drama
A princípio, a estória de Outside In navega um pouco pelo romance entre Carol e Chris, um caso complicado que possui potencial para aprofundar nesse gênero. Porém, a opção da diretora Lynn Shelton é abordar os dramas pessoais de seus personagens principais, dando ao filme um tom triste.
Mas, Chris sofre por vários motivos. Ele se sente amargurado com o irmão Ted (Ben Schwartz), pois ele nunca demonstrou agradecimento pelo sacrifício que ele fez, ao assumir a culpa em seu lugar. Além disso, Chris percebe também as dificuldades de ser aceito pela comunidade onde vive, numa pequena cidade do interior dos EUA. Afinal, a ficha suja se torna um obstáculo para conseguir um emprego, e os antigos amigos se afastam dele. Sua maior esperança é reiniciar uma vida nova ao lado da mulher que ama, mas Carol não está disposta a largar a família. Assim, após tanto tempo isolado do convívio social, Chris parece um garotinho adolescente dentro de um corpo de homem adulto.
Carol
Carol, com cinquenta e poucos anos, se sente infeliz em casa. O marido e ela se ignoram, e a filha adolescente não fala com ela. De fato, a última alegria dela foi trabalhar no processo de soltura de Chris. Agora, ela precisa decidir que rumo tomar em sua vida, e refletir sobre a possibilidade de retribuir o amor do seu novo pretendente.
Enquanto isso, Hildy procura em Chris o carinho que não encontra em casa, alguém com quem conversar e trocar intimidades.
Outside In se caracteriza por seu drama denso, porém o clima do filme não é pesado. A estória se desenvolve de forma positiva, com cada um desses protagonistas resolvendo suas questões pessoais. O filme se alinha com outros com a mesma abordagem triste e existencial a vida contemporânea, como Manchester à Beira Mar (Manchester By The Sea, 2016), de Kenneth Lonergan, O Retorno de Ben (Ben Is Back, 2018), de Peter Hedges, e The Way Back (The Way Back, 2020), de Gavin O’Connor.
Ficha técnica:
Outside In (Outside In, 2017) EUA. 109 min. Dir: Lynn Shelton. Rot: Lynn Shelton, Jay Duplass. Elenco: Edie Falco, Jay Duplass, Kaitlyn Dever, Ben Schwartz, Aaron Blakely, Louis Hobson, Charles Leggett, Matt Malloy, Eryn Rea, Meagan Kimberley Smith.