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Pelos Bairros do Vício
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Pelos Bairros do Vício

Avaliação:
7/10

7/10

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Crítica | Ficha técnica

Em Pelos Bairros do Vício, a força se concentra nos personagens femininos.

Pelos Bairros do Vício se baseia no livro de Nelson Algren, o mesmo autor do livro que deu origem ao filme O Homem do Braço de Ouro (1955), cujo tema era o vício em drogas. E, talvez, tenha vindo daí a ideia do título nacional para “Walk on the Wild Side”.

A procedência literária fica evidente no texto do roteiro. Os diálogos longos remetem a uma peça teatral, mesmo quando as cenas são filmadas em locações. Por exemplo, a conversa inicial entre os personagens de Laurence Harvey e Jane Fonda, no interior do Texas possui essa preocupação em recitar o texto exatamente como foi escrito. O resultado é uma interpretação artificial.

New Orleans, 1930

A estória se passa no início dos anos 1930, logo após a crise financeira de 1929. E acompanha Dove Linkhorn (Laurence Harvey), que parte do Texas para New Orleans para reencontrar a mulher que ele ama, Hallie (Capucine). Mas, ele não tem ideia da localização dela, que não espera sua visita. Então, sendo religioso e conservador, ele se choca ao descobrir que Hallie trabalha como prostituta. Então, se questiona se ainda deseja se casar com ela.

Como nas peças de Tennesse Williams, a paixão descontrolada em Pelos Bairros do Vício está fadada a acabar em tragédia. Aliás, o ambiente onde a estória se desenrola indica esse destino. A casa de prostituição onde Hallie trabalha é controlada energicamente por Jo (Barbara Stanwyck). Jo não hesita em usar a força bruta de seus empregados para ter total domínio sobre as mulheres que ali trabalham. Hallie, por sinal, não pode simplesmente abandonar o local para ir embora com Dove.

Personagens femininas com poder

Essencialmente, as personagens femininas de Pelos Bairros do Vício são as que detêm o poder. Por exemplo, Jo comanda seu negócio e os seus empregados homens a obedecem cegamente. Além deles, seu marido se coloca em posição submissa fisicamente, pois ele perdeu as pernas num acidente e se arrasta em cima de um carrinho com rodas. Além disso, é submisso também psicologicamente, pois é incapaz de se relacionar sexualmente com Jo, a quem ainda ama. Já Hallie é sofisticada e culta, não precisa de um homem para se sustentar. Muito menos um bronco como Dove, que se confessa apaixonado loucamente por ela. Na verdade, ela não deu a mesma importância ao caso que teve com ele há três anos e que durou apenas quatro meses. Então, se ela aceita fugir com ele agora, é muito mais por sentir pena dele.

Teresina (Anne Baxter) representa outra mulher forte. A bela viúva assumiu o negócio do marido, um posto de gasolina com um restaurante anexo, e ganhou sua dependência. E a jovem errante Kitty, interpretada por Jane Fonda, sai sozinha no mundo se virando sem ajuda de nenhum homem. De fato, é ela que mostra a Dove como sair do Texas e chegar a New Orleans.

O fraco e ingênuo Dove só sobrevive nesse mundo selvagem por causa da ajuda de Kitty, Teresina e Hallie. Invertendo os papéis tradicionais no começo do século 20, é o homem que depende das mulheres. Sem elas, ele fica perdido.

A estória de Pelos Bairros do Vício é um cruel retrato de um caminho sem volta para quem faz as escolhas erradas. O filme, porém, abre uma concessão no seu último momento, dando uma resposta moralizante para indicar que o crime não compensa. Uma pena, pois esse final forçado e a teatralidade enfraquecem esse forte relato.


Pelos Bairros do Vício
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