Pesquisar
Close this search box.
Por Amor ou por Dinheiro (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Por Amor ou Por Dinheiro

Avaliação:
6/10

6/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

A comédia romântica Por Amor ou por Dinheiro (For Love of Money, 1993) responde ao materialismo exacerbado dos yuppies dos anos 1980. Nesse sentido, o prólogo do filme brinca com as expectativas do espectador. Nele, vemos o jovem protagonista Doug Ireland (Michael J. Fox) circulando numa limusine e frequentando lugares luxuosos, dando ordens a quem aparece em sua frente. À primeira vista, um típico yuppie materialista e exibido. Então, ele entra no hotel cinco estrelas Bradbury e revela sua verdadeira posição. Ele é o concierge do hotel, e as compras de alto valor que realizou eram encomendas de um hóspede frequente,

Em relação à situação atual de Doug, o filme prega uma peça no público. Porém, não quanto à sua ambição, pois o esperto rapaz aplicou as generosas gorjetas de cem dólares que costuma receber em ações imobiliárias. Agora, quer lançar um ambicioso projeto de um novo hotel, mas precisa de um investidor milionário para bancar essa ideia. Através de seus contatos, consegue se aproximar de um deles, Christian Hanover (Anthony Higgins), que fica interessado. No entanto, para seu desgosto, Hanover tem como amante Andy Hart (Gabrielle Anwar), a moça por quem Doug está apaixonado.

Moral da história

Assim, Doug fica dividido entre conseguir o investimento para seu projeto ou o amor de Andy. Impiedoso consigo mesmo, o rapaz prefere ficar rico, refletindo o espírito yuppie que o filme pretende criticar. Na verdade, Por Amor ou por Dinheiro não esconde sua intenção de apresentar uma “moral da história”. Doug e Andy, movidos pelo dinheiro, acabam punidos, enganados pelo inescrupuloso Hanover. Por fim, Doug é recompensado inesperadamente por fazer o bem sem ser interesseiro.

É quase um conto de fadas, com moral e tudo, e ainda com direito a sequências de humor pastelão. Por isso, poderia ser visto por toda a família, até para reforçar alguns valores universais, mas tem alguns trechos de conotação sexual que não são adequados para crianças.

Enfim, tal como nos filmes de Jerry Lewis, se a história não é nada genial, o filme vale a pena por seu astro. Aqui, quem brilha é Michael J. Fox, o sempre carismático ator de De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985).

Como par de Michael J. Fox está Gabrielle Anwar, que despontou em Perfume de Mulher (Scent of a Woman, 1992). Neste filme, a bela atriz ainda canta, numa sensual apresentação em uma casa noturna. Mas, Gabrielle Anwar não emplacou e nunca chegou a ser uma grande estrela.

Quanto à direção, Barry Sonnenfeld é um mero diretor de estúdio. Trabalha com competência e é confiável. Dessa forma, conseguiu dirigir grandes sucessos, desde sua estreia com A Família Addams (The Adams Family, 1991) até três filmes da franquia MIB: Homens de Preto, em1997, 2002 e 2012. Porém, não traz nada de ousado, como se pode comprovar em Por Amor ou Dinheiro.

___________________________________________

Ficha técnica:

Por Amor ou por Dinheiro | For Love or Money | 1993 | Estados Unidos | 96 min | Direção: Barry Sonnenfeld | Roteiro: Mark Rosenthal, Lawrence Konner | Elenco: Michael J. Fox, Gabrielle Anwar, Anthony Higgins, Michael Tucker, Bob Balaban, Isaac Mizrahi, Patrick Breen, Udo Kier, Simon Jones, Diane Brill, Dan Hedaya.

Onde assistir "Por Amor ou Por Dinheiro":
Por Amor ou por Dinheiro (filme)
Por Amor ou por Dinheiro (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo