Nem James Wong nem David R. Ellis, Premonição 5 escala um novo diretor na franquia, Steven Quale, que estreia em longas para o cinema. Esta continuação retoma a numeração das sequências, depois que o anterior assumiu o pretensioso título original “The Final Destination”, como se pretendesse ser o filme definitivo dessa série.
O ritmo de Premonição 5 é notoriamente mais lento do que os seus antecessores. A apresentação dos personagens acontece conforme eles, que trabalham na mesma empresa, chegam ao local de partida do ônibus que os levará a um retiro de integração de equipe. As pistas de que a morte está à espreita, como sempre, aparecem por todo lado, inclusive no nome da empresa, Presságio.
Os protagonistas são bem desinteressantes. O que tem a premonição é Sam (Nicholas D’Agosto), que está dividido entre ser chef ou vendedor, e tenta salvar seu relacionamento com Molly (Emma Bell). O amigo dele, Peter (Miles Fisher), é seu chefe e namora a estagiária Candice (Ellen Wroe). Os futuros sobreviventes incluem gente detestável, como um mulherengo assediador e um chefe abusivo.
A tragédia em Premonição 5 acontece em uma enorme ponte suspensa que desmorona durante suas obras de melhoria. Trata-se de um acidente de enorme proporção, mas que os efeitos visuais e especiais não conseguem retratar de forma convincente. Ainda assim, a sequência cria tensão no trecho em que alguns personagens precisam atravessar uma viga para chegar na parte segura da construção.
Retomando os desdobramentos do primeiro filme, desta vez novamente a polícia suspeita do protagonista. Afinal, como Sam poderia saber que a ponte iria ruir? Outra piscadela para as origens está na volta de Bludworth (Tony Todd), o legista que aconselha os sobreviventes, desta vez com bastante tempo de tela.
If you want blood
Por outro lado, a trama contradiz as regras da franquia porque um acidente trágico tira a vida de uma pessoa (o empregado sindicalizado indisciplinado) que não estava no grupo de sobreviventes. Essa morte e a lição de Bludworth levam Peter a deduzir que ele pode substituir a sua morte por outra. E isso acarreta numa luta entre ele e Sam dentro de uma cozinha profissional repleta de riscos de morte, combate que parece não ter nada a ver com a franquia.
Se o filme se encerrasse com essa sequência, os fãs de Premonição sairiam certamente insatisfeitos. Porém, há uma virada na trama muito bacana, remetendo aos acontecimentos anteriores ao desastre do voo 180 da primeira história. A surpresa logo se transforma em homenagem nos créditos finais, que desfilam momentos marcantes de todos os filmes anteriores, ao som de “If You Want Blood”, do AC/DC. Desta forma, apresentava o fechamento da franquia. No entanto, 14 anos depois, Premonição 6: Laços de Sangue, que estreia nos cinemas no dia 15 de maio de 2025, tentar reviver a série.
___________________________________________
Ficha técnica:
Premonição 5 | Final Destination 5 | 2011 | 92 min. | EUA, Canadá | Direção: Steven Quale | Roteiro: Eric Heisserer | Elenco: Nicholas D’Agosto, Emma Bell, Miles Fisher, Ellen Wroe, Jacqueline MacInnes Wood, P.J. Byrne, Arlen Escarpeta, David Koechner, Courtney B. Vance, Tony Todd.