Presságio (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Presságio (2009)

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Presságio (Knowing) começa com um prólogo assustador, com Lucinda, uma menina em transe escrevendo uma sequência gigantesca de números no papel que vai para a cápsula do tempo na escola, para ser aberto 50 anos depois. Logo após a cápsula ser enterrada, a menina desaparece. Um homem estranho e as unhas ensanguentadas acentuam o terror desse trecho.

Com isso, a história de fato começa nos dias de hoje, quando desenterram a cápsula. Quem recebe o papel de Lucinda é Caleb (Chandler Canterbury), o filho de John (Nicolas Cage), que ficou viúvo há um ano. Enquanto Caleb começa a ouvir misteriosos sussurros em sua cabeça, John encontra padrões nos números da carta que representam datas de tragédias que aconteceram. E há datas de eventos que ainda acontecerão, então, ele tentará evitá-las.  

A conclusão salva o filme

Mas, a partir daí o filme começa a degringolar. Esse tipo de enredo, que parece seguir o caminho de Premonição (Final Destination, 2000), de James Wong, precisa ser muito preciso em todos os detalhes. Porém, logo na primeira tragédia apresenta furos, pois John está exatamente no local do acidente, mas ele só descobre que alguns números da carta representam coordenadas quando já está lá. Em seguida, ele tenta inutilmente salvar alguns sobreviventes. O segundo acontecimento, pelo menos, respeita a lógica, mas o esforço de John parece infrutífero desde o começo, pois ele não tem como saber que tipo de tragédia acontecerá.

A investigação de John ao lado de Diana (Rose Byrne), a filha de Lucinda que já faleceu, levando os filhos deles como companhia improvável, soa como uma grande enrolação. Ficamos até em dúvida se essa personagem tem algo a acrescentar à trama. Por fim, meio que por acaso, eles descobrem uma informação crucial.

O que salva Presságio é sua conclusão, que consegue amarrar bem todos os pontos da trama. Não agrada a todos, pois soa como uma repaginada em certa passagem bíblica. Mas, pelo menos, faz sentido e leva o filme a uma dimensão difícil de antecipar.

Não é dos piores filmes que Nicolas Cage atuou em sua prolífica carreira. Aqui, pelo menos, ele está em companhia da versátil atriz Rose Byrne. A direção é do especialista em terror e suspense Alex Proyas, que fez O Corvo (The Crow, 1994), com Brandon Lee, Cidades das Sombras (Dark City, 1998), com Kiefer Sutherland, e Eu, Robô (I, Robot; 2004), com Will Smith, entre outros filmes.   

___________________________________________

Ficha técnica:

Presságio | Knowing | 2009 | 121 min | EUA, Reino Unido, Austrália | Direção: Alex Proyas | Roteiro: Ryne Douglas Pearson, Juliet Snowden, Stiles White | Elenco: Nicolas Cage, Chandler Canterbury, Rose Byrne, Lara Robinson, D.G. Maloney, Nadia Townsend, Alan Hopgood, Adrienne Pickering.

Onde assistir:
Presságio (filme)
Presságio (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo