Primavera (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Primavera

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

O diretor Carlos Porto de Andrade Jr. bebe das fontes de Ilha das Flores (1989), curta revolucionário de Jorge Furtado, para criar uma obra única, coincidentemente nomeada como Primavera. Produzido durante vinte anos, o longa reúne narração (de Caco Ciocler) e milhares de imagens num frenesi que conta a história de uma família.

O que desperta o interesse do narrador em mergulhar nas suas raízes familiares é a morte de seu pai. E, como base para seu relato, ele conta com o livro “Os Degredos do Amor”, escrito por membros da família. A genealogia se inicia com um inglês de reputação duvidosa, que chega ao Brasil no final do século XVIII e se casa com uma senhora portuguesa, dona de um extenso pedaço de terra.

Ao lado de imagens de arquivos diversos, que vão desde cenas guardadas no Museu do Índio até o Acervo Humberto Mauro, estão trechos filmados e encenados exclusivamente para o longa. Como as captações aconteceram durante duas décadas, há um efeito atemporal de levar para as telas artistas que estavam muito mais jovens do que agora em seu lançamento nos cinemas. Porém, isso é um efeito extra filme, irrelevante para a narrativa, já que esta percorre séculos.

Um novo olhar

Trabalhando com as conexões cerebrais que moveram o curta de Jorge Furtado, Primavera diversifica o tom com drama, comédia, tragédia e aventura. Personagens de variadas origens, índoles e comportamentos constroem essa história familiar contaminada desde sua origem com o DNA de um sanguinário ancestral inglês, passando pelo odiável pedófilo que se mata ludibriado por uma mulher de ambição desmedida.

Contudo, não é a história em si que engaja o espectador. Primavera demanda que se aprecie esse narrar diferenciado e esse esmero pictórico na fotografia que transforma planos em pinturas. De fato, diante de um raro longa-metragem experimental hodierno lançado em circuito comercial, cabe um olhar novo para admirá-lo.

___________________________________________

Ficha técnica:

Primavera | 2018 | Brasil | 112 min | Direção e roteiro: Carlos Porto de Andrade Jr. | Elenco: Ruth de Souza, Ana Paula Arósio, Ruth Escobar, Marília Gabriela, Caco Ciocler, Werner Schunemann, Carlos Casagrande, Emílio Di Biasi, Isadora de Faria, Walter Breda, Luiz Guilherme, Bete Dorgam, Débora Duboc, Jairo Mattos, Nelson Baskerville, Zemanuel Piñero, Ricardo Ripa, Felipe Kanemberg, Lúcia Romano, Emmílio Moreira, Raquel Anastásia, Renata Imbriani, Alexandre Barros, Lui Strassburger, Phil Miler, Martha Mellinger, André Fusko, José Roberto Jardim, Rejane Arruda, Rafaela Puopolo, Rosa Berger, Lavinia Lorenzon, Cris Peron, Mauro de Almeida, Paulo Contier, Patrícia Vilela, Carlos Capeletti, Eliana Guttman, Liz Reis, Giulio Lopes, Grupo Linhas Aéreas.

Distribuição: O2 Play.

Onde assistir:
Primavera (filme)
Primavera (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo