Pesquisar
Close this search box.
Projeto Extração (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Projeto Extração

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Projeto Extração (Hidden Strike) é uma coprodução China e Estados Unidos que reúne dois astros desses países, Jackie Chan (que nasceu especificamente no território autônomo Hong Kong) e John Cena. Embora de gerações diferentes, os dois têm em comum o fato de reunirem a ação e o humor como características de suas atuações. Além deles, o elenco geral do filme também traz essa mistura de duas etnias.

Para justificar essa reunião, a trama chega até a se complicar, perdendo tempo demais para situar o enredo. Uma refinaria chinesa localizada no Oriente Médio sofre ataques de mercenários, e uma empresa de segurança particular se dirige ao local para resgatar os quase 500 funcionários e seus parentes. O líder dessa missão é Luo Feng (Jackie Chan). A tentativa de aprofundar esse personagem e inserir uma motivação pessoal é mais do que forçada. A filha dele, que ele não vê há anos e com quem rompeu relações por causa do seu trabalho, está nesse grupo de funcionários da refinaria.

Da mesma forma, o outro protagonista, Chris Van Horne (John Cena), chega a beirar o caricato. Ex-mercenário da região, ele agora só quer viver em paz e ajudar uma pequena comunidade pobre que precisa desesperadamente de água. Então, para poder pagar o serviço de perfuração do poço, ele aceita um último contrato junto com o seu irmão Henry (Amadeus Serafini). Mas, os dois são traídos. Tudo faz parte do plano ambicioso do vilão Owen Paddock (Pilou Asbæk) de roubar todo o petróleo da refinaria. Como acontece com Luo, Chris também ganha uma motivação especial no enredo: Owen assassina seu irmão Henry.

A química entre Cena e Chan

Enfim, a premissa em si se resume à tentativa de Luo e Chris de impedir o roubo, sem deixar que nada de mal aconteça à filha de Luo e à diretora da refinaria e seu filho (os outros reféns não têm a mesma sorte). Além disso, a trama não deixaria escapar a oportunidade de filmar uma luta entre Jackie Chan e John Cena. Assim, misturando ação e humor, esse embate acontece logo no primeiro encontro deles, quando eles ainda não se conhecem direito. A cena, na verdade, funciona melhor do que as posteriores que mostram os dois lutando juntos contra os inimigos.

Projeto Extração não consegue captar uma esperada química entre Cena e Chan. Apesar da citada semelhança entre as características de atuação deles (comédia + ação), apenas o fator cômico se sobressai nas cenas em conjunto. Fica muito aquém do que, por exemplo, os italianos conseguiam quando reuniam Bud Spencer e Terence Hill, que também eram bons nessa dupla qualidade, bem como na diferença física entre os dois. Assim, quando Spencer e Hill enfrentavam os bandidos, eles acabavam reunindo suas forças, explorando seus contrastes (força bruta x agilidade). Porém, Cena e Chan não conseguem repetir essa façanha. Até por isso um grande trecho da parte final mostra os dois agindo separadamente. Cena parte numa perseguição motorizada e Chan enfrenta um inimigo numa divertida luta em meio a espuma de incêndio com uso engraçado de cabos elásticos.

Mad Max e Hong Kong

Curiosamente, a melhor cena de ação não tem nem Chan nem Cena como protagonistas. É quando o diretor Scott Waugh consegue mostrar talento nesse tipo de filmagem. Aliás, esse cineasta californiano já fez dois filmes interessantes dentro do gênero, Ato de Coragem (Act of Valor, 2012) e Need for Speed (2014). Por isso, foi escalado para dirigir Os Mercenários 4 (Expend4bles), programado para estrear em setembro de 2023.

Enfim, a melhor cena de ação em Projeto Extração é a que traz uma agente chinesa enfrentando um invasor mercenário dentro do ônibus. Filmado como se fosse um plano único, o trecho traz a câmera em acrobacias engenhosas, girando ao redor da luta com golpes de artes marciais. O trecho se aproxima do cinema de Hong Kong, aqui modernizado. Pena que o mesmo estilo não se repita ao longo do filme.

Quanto ao cenário, o deserto da primeira parte traz a chamada Rodovia da Morte repleta de carcaças de carros destruídos ao redor e o petróleo queimando nas torres da refinaria. Já era suficiente para remeter a Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015), mas quando entram os mercenários mascarados em jipes de rally a influência se torna inegável.

Porém, se trata apenas de outro bom momento isolado dentro do filme. O essencial, pelo menos o que deu origem à produção, que é o entrosamento da dupla Chan e Cena nunca se azeita, e isso leva Projeto Extração para o vinagre. Nos créditos finais, há uma proposta de continuação, mas isso depende da recepção deste primeiro longa, que não deverá ser muito animador.

___________________________________________

Ficha técnica:

Projeto Extração | Hidden Strike | 2023 | 102 min | China, EUA | Direção: Scott Waugh | Roteiro: Arash Amel | Elenco: Jackie Chan, John Cena, Pilou Asbæk, Zhenwei Wang, Amadeus Serafini, Rima Zeidan, Minghao Hou, Chunrui Ma, Li Ma, Michael Koltes, Tim Man, Wenli Jiang, Rachael Holoway.

Onde assistir:
Projeto Extração (filme)
Projeto Extração (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo