Questões de Família
mistura drama e comédia para relatar a jornada de transformação de uma família nada ortodoxa.
Depois de três anos sem voltar para seu país natal, April viaja dos EUA para a Holanda, atendendo ao chamado de sua mãe Mies. Afinal, ela quer reunir suas três filhas para dar a triste notícia de que está com câncer terminal. E ela decide que usará a Lei da Eutanásia, em vigor no país desde 2002. Dessa forma, poderá encerrar sua vida dali a algumas semanas, no dia do seu aniversário. Ao comunicar sua decisão, Mies pede que uma das filhas – April, May ou June – assuma a responsabilidade de cuidar do seu filho autista Jan.
Mas Mies não é uma mãe tradicional. Cada um dos quatro filhos tem um pai diferente. Um deles é o seu atual companheiro, e pai de June. O pai de April é americano e mora nos Estados Unidos (papel do ator Patrick Duffy, das séries Dallas e O Homem do Fundo do Mar). Já o homem que concebeu May agora é uma transexual. E Jan é fruto da primeira experiência sexual de um rapaz de 19 anos.
E, como Mies quer reunir todos esses pais em seu leito de morte, as irmãs correrão contra o tempo para localizar o pai de Jan, que a mãe nunca mais viu.
Transformações
Eventualmente, nessas poucas semanas, cada um dos filhos de Mies passará por uma transformação.
Primeiro, April consegue superar o seu recente processo de separação do marido que a traiu, e se apaixona por outra pessoa. Representando o outro lado da moeda, May termina um caso com um homem casado e se recupera descobrindo o amor de sua vida. Enquanto isso, June escapa do sufoco que sente como mãe de três crianças e renasce como mulher, salvando seu casamento. Por fim, Jan vence suas fobias e se abre para receber o amor do pai que não conhecia.
A diretora Will Koopman, experiente profissional em televisão e cinema, trabalha em Questões de Família com atrizes com quem mantém uma longa parceria. De fato, nos papéis das filhas, Linda de Mol, Tjitske Reidinga, e Elise Schaap trazem leveza e até humor nessa trama aparentemente mórbida, mas que retrata a abordagem dos holandeses sobre o tema. Em outras palavras, num país em que cada um pode decidir sobre encerrar sua vida, quando diagnosticada com doença terminal, a despedida parece menos traumática.
Questões de Família apresenta uma sensibilidade feminina latente, proveniente das mãos da diretora e pelo protagonismo essencialmente de personagens femininas. Adicionalmente, os dramas individuais são todos resolvidos com eficiência, e, mesmo sendo previsíveis, possuem algumas variantes fora da curva, como o pai transexual e a escolha inusitada do novo namorado de April.
E o tema da eutanásia legalizada acrescenta um interesse especial sobre esse agradável filme sobre a morte.
Ficha técnica:
Questões de Família (April, May en June. 2019)
Holanda. 117 min. Drama. Direção: Will Koopman. Roteiro: Frank Houtappels. Elenco: Linda de Mol, Tjitske Reidinga, Elise Schaap, Olga Zuiderhoek, Patrick Duffy, Bas Hoeflaak.
Distribuição: A2 Filmes
Trailer:
(Foto Copyright: Pief Weyman)