Pesquisar
Close this search box.
Poster de "Self Reliance"
[seo_header]
[seo_footer]

Self Reliance

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

O filme Self Reliance tira sarro das propostas cada vez mais absurdas dos reality shows que poluem a TV e o streaming. O jogo aqui chega ao extremo: o participante aceita ser alvo de assassinos profissionais durante 30 dias. Se sobreviver, recebe um milhão de dólares.

O roteirista e ator Jake Johnson dessa vez assume também a direção do filme, pela primeira vez. Ele vive Tommy, o homem que aceita esse desafio após uma inusitada abordagem do ator Andy Samberg (interpretando a si próprio). A princípio, ele pensa que uma regrinha de jogo facilitará a superação do desafio. Mas, manter-se sempre em companhia de alguém não é tão simples assim. Para começar, sua família não lhe dá crédito, pensa que ele está delirando. Então, ele contrata um morador de rua para permanecer sempre ao seu lado. Depois, combina uma cooperação mútua com outra participante do jogo, Maddy (Anna Kendrick).

Ideias desperdiçadas

Mas o filme não consegue dar vazão às ideias que sua premissa permite.

Uma que está presente, mas não plenamente explorada, é a de colocar assassinos bem distintos. O primeiro deles cumpre esse papel, é um gigante de 2,15m de altura. Os demais, porém, não tem nada de diferente. Até que no epílogo surgem outros caracterizados (o lutador de sumô, um Simbad, um samurai). Essa inconstância, porém, tira toda a graça dessa peculiaridade.

Por outro lado, Self Reliance (auto-confiança, em inglês) aponta para um arco de personagem bem desenvolvido. Afinal, Tommy é um homem solitário, decepcionado no amor e desacreditado pela mãe e pelas irmãs. Assim, a regra do jogo, que o obriga a estar sempre acompanhado, está ligada a esse problema no prólogo.

A entrada de Maddy, com a possibilidade de um novo romance, junto com a acareação com a ex-namorada, também se integra a esse contexto. Surge até uma desconfiança de que o reality show existe apenas na imaginação de Tommy.

Porém, o filme não desenrola os fios dessa trama. Tudo fica mal resolvido, e sem graça. Aliás, depois que a carismática Anna Kendrick sai de cena, Self Reliance patina num lamaçal de tédio que demanda muito esforço para o espectador chegar até o seu final.

___________________________________________

Ficha técnica de “Self Reliance”:

Self Reliance | 2023 | 85 min | EUA | Direção: Jake Johnson | Roteiro: Jake Johnson | Elenco: Jake Johnson, Anna Kendrick, Andy Samberg, Biff Wiff, Bjorn Johnson, John Hans Tester, Mary Holland, Emily Hampshire, Daryl. J. Johnson, Nancy Lenehan, Natalie Morales, Christopher Lloyd.

Onde assistir:
Homem e mulher com taças de vinho na mão numa sacada urbana
Cena de "Self Reliance"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo