Sem Seu Sangue oscila entre o drama e o terror, ao retratar a difícil perda que enfrenta a jovem adolescente Silvia.
Em pouco tempo, Silvia se apaixona por Artur, um novo aluno de sua classe. De maneira idêntica, a rapidez do envolvimento se equivale ao seu fim. Afinal, o rapaz sofre um acidente e morre, deixando a garota perdida. E Artur já tinha expectativa de morrer jovem, por causa de sua hemofilia.
Após a morte do namorado, Silvia fica doente e, para tentar uma melhora, seus pais a levam para uma viagem de férias na praia. Lá, ela procura uma solução sobrenatural para trazer seu amado de volta.
Nesse sentido, a narração em off da personagem Silvia prenuncia o fim trágico do romance. Com voz debilitada, que é até um pouco difícil de escutar, a personagem revela sua preocupação com a doença do namorado. E esse tom melancólico da narração acompanha o clima do filme, que soa muito mais como um drama do que como um terror.
Análise
Aliás, Sem Seu Sangue apresenta cenas de terror, sim. Afinal, o tema é sobrenatural, e há uma ou outra cena de sangue. Mas é o drama que predomina, porque o filme não parece ter intenções de assustar o espectador.
Igualmente, a sensualidade se sobressai, também. Desde a primeira cena, que antecipa um momento futuro na estória, quando Silvia sofre pela ausência do já falecido Artur, demonstrando isso com um ato de masturbação. De imediato, a relação nasce com uma volúpia muito forte, que leva os dois adolescentes ao sexo logo depois de se conhecerem. E a dança sensual, no meio do filme, imaginada ou produto das investidas no sobrenatural, reforça essa ideia.
Contudo, o ritmo lento e tom o lamurioso do filme encobrem o terror que a trama poderia enfatizar. A personagem principal se arrrisca ao tentar ressuscitar seu namorado, e isso é exposto na cena final. Mas Sem Seu Sangue não trabalha nessa toada, e o seu potencial de aterrorizar se perde.
Saiba mais sobre o filme aqui.
___________________________________________
Ficha técnica:
Sem Seu Sangue (2019) Brasil, 100 min. Direção: Alice Furtado. Roteiro: Alice Furtado, Leonardo Levis. Elenco: Luiza Kosovski, Juan Paiva, Digão Ribeiro, Silvia Buarque, Lourenço Mutarelli, Ismar Tirelli Neto, Valentina Luz e Nahuel Perez Biscayart.
Distribuição: Vitrine Filmes.