Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "Star Trek" (2009)
[seo_header]
[seo_footer]

Star Trek (2009)

Avaliação:
7,5/10

7,5/10

Crítica | Ficha técnica

O filme Star Trek, de 2009, alçou o nome de J.J. Abrams para um patamar superior dentro da indústria cinematográfica. Antes, já havia demonstrado valor em Missão: Impossível 3 (2006), e contava com uma reputação de toque de midas por conta das séries Felicity, Lost e Alias. Abrams assume esse novo filme baseado na idolatrada série dos anos 1960 criada por Gene Roddenberry. Antes deste, já haviam sido lançados dez longas, sendo a melhor Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982), de Nicholas Meyer. O material original é tido como sagrado pelos fervorosos fãs da série, portanto, qualquer deslize nessa adaptação pode ser fatal.

O novo filme é uma espécie de prequel, e mostra a origem dos principais personagens da série. Mas, dentro de uma realidade alternativa, a “Linha do Tempo Kelvin”, que tem início com a destruição da USS Kelvin, comandada pelo pai de James T. Kirk, pelo vilão Nero, um romulano que viaja pelo tempo para se vingar de Spock. O enredo, então, acompanha Kirk (Chris Pine) ainda jovem, iniciando sua carreira na Frota Estelar. Dessa forma, ele conhece seus futuros tripulantes da USS Enterprise, como Spock (Zachary Quinto), Leonard “Bones” McCoy (Karl Urban), Uhura (Zoe Saldana) e Montgomery Scott (Simon Pegg). Juntos, eles amadurecem prematuramente para enfrentar a ameaça que Nero representa para todo o universo.

Liberdade e nostalgia

Mas, a trama não precisa se prender a tudo o que já aconteceu na série e nos filmes anteriores. Como se trata de uma linha do tempo alternativa, o filme se livra de ficar restrito a essa história, o que o deixaria sem surpresas.

Essa liberdade, importante dizer, não impede que o filme tenha um apelo nostálgico muito forte. Além do encanto de trazer versões jovens dos personagens icônicos, ainda apresenta o próprio Leonard Nimoy como o Spock envelhecido. Sem contar os inúmeros easter eggs – entre eles, uma aparição dos tribbles (criaturas peludas de um episódio da série original), bem como situações e diálogos que somente os trekkers poderão identificar.

Aliás, no filme Star Trek, J.J. Abrams consegue instigar a nostalgia dos fãs de uma franquia valiosa dentro de uma trama que consegue empolgar. Essa sua fórmula o levaria a um desafio ainda maior, a direção de Star Wars: O Despertar da Força (2015), o primeiro e melhor filme da trilogia final da criação de George Lucas.

___________________________________________

Ficha técnica:

Star Trek | 2009 | 127 min | EUA, Alemanha | Direção: J.J. Abrams | Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman | Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Leonard Nimoy, Eric Bana, Bruce Greenwood, Karl Urban, Zoe Saldana, Simon Pegg, John Cho, Anton Yelchin, Ben Cross, Winona Ryder, Chris Hemsworth, Jennifer Morrison, Rachel Nichols.

Onde assistir:
A tripulação do USS Entreprise no filme "Star Trek" (2009)
Star Trek (cena do filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo