Synchronic segue a linha dos filmes de ficção científica que visam impressionar com uma ideia disruptiva. É o que tem buscado a dupla de diretores Justin Benson em sua trajetória, principalmente em Primavera (Spring, 2014), mas também em O Culto (The Endless, 2017). Desta vez, o foco é a droga que dá nome ao filme e que é capaz de alterar os padrões de tempo e espaço.
Na trama, os paramédicos de Nova Orleans Steve (Anthony Mackie) e Dennis (Jamie Dornan) se deparam com mortes estranhas em seus atendimentos. Steve descobre a relação delas com a tal da Synchronic. Ao encontrar o seu inventor, Steve aprende que seu efeito nas crianças é cruzar o tempo, e nos adultos se mover pelo tempo como fantasmas. O problema se torna mais pessoal quando Brianna (Ally Ioannides), filha de Dennis, desaparece. Para piorar, Steve descobre que está com câncer terminal em sua glândula pineal. Então, assume como última missão de sua vida resgatar a filha do amigo.
Enfim, o tema permite, e os diretores aproveitam para desfilar uma sucessão de idas e vindas no tempo e espaço. É difícil não nos perdermos (e nos aborrecermos) com essa narrativa viajante. Parece até um precursor do que entregaria Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once, 2022), cujo sucesso provavelmente levou a Netflix a incluir Synchronic em seu catálogo. Aliás, este é um bom parâmetro para saber se você vai gostar desse filme. Se curtiu a viajada dos Daniels, provavelmente apreciará também essa de Benson & Moorhead.
Tudo mastigadinho
Em meio a muitas epifanias, Steve encontra tempo para explicar suas descobertas para o público. Faz até um vídeo para isso – o enredo dá a desculpa de ser um registro para que descubram o que aconteceu com ele quando ele desaparecer.
Por fim, o resultado soa mais ambicioso do que vemos na tela. Tenta ser complexo como A Origem (Inception, 2010), de Christopher Nolan, mas parece mais uma versão modernizada da série Túnel do Tempo (The Time Tunnel, 1966-1967).
___________________________________________
Ficha técnica:
Synchronic | 2019 | 102 min | EUA | 102 min | Direção: Justin Benson, Aaron Moorhead | Roteiro: Justin Benson | Elenco: Anthony Mackie, Jamie Dornan, Katie Aselton, Ally Ioannides, Ramiz Monsef, Bill Oberst Jr., Betsy Holt, Shane Brady.