Pesquisar
Close this search box.
The French Teacher (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

The French Teacher – Um Amor a Três

Avaliação:
3/10

3/10

Crítica | Ficha técnica

The French Teacher é um drama romântico sobre Cleo, uma mulher francesa na casa dos 50 anos que vive em Los Angeles. Seu marido morreu há sete anos e ela possui uma filha que mora e estuda em Nova York. Cleo dá aulas de francês em uma escola e, quando se envolve com um aluno de vinte e poucos anos, recebe a visita de sua filha Sophie, com quem tem assuntos mal resolvidos.

O filme segue as fórmulas do gênero romance, mas o tema dramático é que predomina na história. Principalmente porque Cleo se sente desconfortável com a diferença de idade com o rapaz. Ao acompanhar Matthew em uma festa, sente que todos a encaram e comentam sobre ela. A chegada de Sophie torna a relação ainda mais difícil, porque a filha condena a mãe por uma tragédia do passado.

Diretora brasileira

A direção de The French Teacher é da brasileira Stefania Vasconcellos, que opta por uma narrativa cronológica, sem imagens de flashback, mesmo quando os personagens revisitam o passado. O filme apresenta alguns jump cuts imotivados espalhados pelo filme, desconectados da narrativa e alguns problemas de continuidade. As transições incomodam: dissolves demasiadamente lentos e fades out para um brilho saturado. E a escolha do slow motion na cena do jantar em Big Bear não ajuda – expõe desagradavelmente a comida na boca dos atores, sendo que essa não era a intenção.

Além disso, os atores nos papéis dos três protagonistas não convencem. Apesar da profundidade da personagem Cleo (Marie Laurin), dificilmente conseguimos compreendê-la e, menos ainda, sentirmos empatia por ela. A última cena, depois da aparente conciliação com a filha, a vemos fumando na banheira, e fica a dúvida se ela volta a fumar porque resolveu chutar o balde ou preferiu voltar a ser quem ela era antes do acidente. A expressão da atriz não nos indica o que ela sente nesse momento.

E falta química na relação de Cleo com Matthew (Sean Patrick McGowan). As cenas a dois deles não revela nenhuma grande paixão. Reparem então na cena em que Matthew e Cleo procuram por Sophie, que sumiu. O rapaz está tranquilamente seguindo, com as mãos nos bolsos, a mãe desesperada, como se não estivesse nem aí. Já Sophie (Anna Maiche) parece apenas uma garota mal-humorada, porque em nenhum momento a personagem consegue expressar sua mágoa interior.

The French Teacher falha ao retratar o relacionamento entre uma mulher mais velha com um rapaz mais novo, e tampouco consegue sensibilizar pelo drama enfrentado por ela devido a uma tragédia no passado. O filme simplesmente não funciona.

 

Ficha técnica:

The French Teacher – Um Amor a Três (The French Teacher, 2019) EUA/Brasil/Tuquia. 94 min. Dir: Stefania Vasconcellos. Rot: Clara Gabrielle, Marie Laurin, Stefania Vasconcellos. Elenco: Marie Laurin, Anna Maiche, Sean Patrick McGowan, Maude Bonanni, Michelle Arthur, Roberto Bonanni, Tina Masafret.

Elite Filmes.

Onde assistir::
The French Teacher (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo