Pesquisar
Close this search box.
This Is Us (série)
[seo_header]
[seo_footer]

This Is Us

Avaliação:
10/10

10/10

Crítica | Ficha técnica

This Is Us é uma das melhores séries dramáticas de todos os tempos.

A série criada por Dan Fogelman, diretor e roteirista de A Vida em Si (2018), acompanha a vida da atípica família Pearson, relacionando o que acontece hoje com fatos do passado. Essencialmente, os relatos investem no tom sentimental, e conseguem emocionar até os espectadores mais frios. Além disso, This Is Us provoca também reflexões sobre a vida, inseridas naturalmente, sem soarem forçadas.

Explicação sobre o título

E a própria explicação do título da série surge sutilmente no final do capítulo 5 da primeira temporada. O personagem Kevin Pearson (Justin Hartley) explica sobre a morte para suas pequenas sobrinhas, a partir de um quadro que pintou. Na tela, há um grafismo abstrato com vários respingos e traços de tinta coloridos. Então, ele conta que tudo que está na pintura representa as pessoas que conhecemos durante a vida, e o que elas fizeram para nós. Portanto, mesmo quando elas morrem, essas marcas continuam no quadro. Por fim, Kevin conclui que tudo isso somos nós (“this is us”).

Assim, a série representa essa ideia, onde cada cena de cada episódio é uma dessas marcas na pintura. A tela pode ser outra, mas o conceito está lá.

O maravilhoso primeiro episódio

Na verdade, é um desafio escrever uma crítica da série This Is Us sem dar spoilers que podem estragar a experiência de assistir ao primeiro episódio, que é uma obra-prima. Aliás, o espectador ainda não conhece a engrenagem do seriado, Então, ele assiste a todas as cenas paralelas sem entender como elas se relacionam. Então, quando a conexão é revelada, ela deixa qualquer espectador atordoado. Além disso, ainda deixa uma última surpresa, mais arrebatadora, para o instante final do episódio. Definitivamente, esse roteiro é de uma genialidade ímpar. Com certeza, se destaca fácil nessa avalanche de séries produzidas hoje. Vale o meme: “Que episódio foi esse???”.

Depois, os episódios seguintes seguem essa linha de relacionar passado e presente, buscando algum fator que surpreenda o público. Nem sempre consegue, claro. Mas as provocações reflexivas preenchem esse espaço.

Sem pieguice

Enfim, sem entrar na pieguice, This Is Us assume sua abordagem sentimental que emociona e inspira o espectador. Adicionalmente, o ótimo elenco, um ensemble cast de primeira, é essencial nessa intenção. De fato, a série já rendeu prêmios aos seus atores – Golden Globe 2018 (Sterling K. Brown), Primetime Emmy 2018 (Ron Cephas Jones), e o SAG Awards para o conjunto de atores em 2019, entre outras premiações.

Até agora, This Is Us já tem 74 episódios em 5 temporadas, e a sexta deverá ser a última. Produzida pela NBC, está disponível na Prime Video e na Fox Premium.

 

Ficha técnica:

This Is Us (This Is Us, 2016-    ) EUA. 45 min. Criado por Dan Fogelman. Elenco: Milo Ventimiglia, Mandy Moore, Sterling K. Brown, Chrissy Metz, Justin Hartley, Susan Kelechi Watson, Chris Sullivan, Eris Baker, Faithe Herman, Jon Huertas, Mackenzie Hancsicsak, Parker Bates, Hannah Zelle, Lonnie Chavis, Niles Fitch, Logan Schroyer, Lyric Ross, Ron Cephas Jones.

Trailer:
Onde assistir:
This Is Us (série)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo