A primeira experiência do cineasta iraniano Asghar Farhadi fora do seu país natal foi com o mediano O Passado (Le Passé, 2013), rodado na França. Já calejado, Farhadi obtém um resultado superior em Todos Já Sabem (Todos Lo Saben), que o diretor filmou na Espanha. Desta vez, seu roteiro mira um público mais abrangente, pois as interrelações pessoais (sua especialidade) aqui se desenvolvem em meio a uma trama de mistério.
De fato, o filme se configura mesmo como um whodunit. O enredo gira em torno do sequestro de Irene (Carla Campra), filha adolescente de Laura (Penélope Cruz), que havia retornado à pequena cidade espanhola onde nasceu para o casamento de sua irmã Ana (Inma Cuesta). As pistas para resolver esse crime surgem ao longo da história. Por exemplo, o marido de Irene, o argentino Alejandro (Ricardo Darín) ficou em seu país. Ele não é mais o homem rico que ajudou a igreja dessa província, e agora está desempregado e sem dinheiro. Laura reencontra seu ex-namorado Paco (Javier Bardem), a quem vendeu sua parte das terras da família, supostamente por um preço subvalorizado. Por outro lado, o cunhado de Irene, Fernando (Eduard Fernández) cria atritos com os trabalhadores temporários, e o pai dela com os vizinhos.
A solução do mistério é bem coerente e, por isso, não muito difícil de antecipar. Já os conflitos pessoais são mais intrincados, provando que aí se concentra a força do cinema de Asghar Farhadi. O questionamento sobre o caráter das pessoas, sempre presente em seus filmes, aqui ganha corpo no personagem de Javier Bardem. Afinal, é Paco quem precisa tomar uma decisão crucial numa situação em que privilegiar uma vida em relação ao dinheiro pode acarretar em machucar uma das pessoas que ama.
Um whodunit de qualidade
O elenco, predominantemente espanhol (exceto pelo argentino Darín), está em alta sintonia, mais uma vez comprovando a habilidade de Farhadi na direção de seus atores. Mas sentimos que, ao dividir o foco do drama com o do mistério, desta vez os personagens estão um degrau abaixo em profundidade. Nesse quesito, seus filmes iranianos superam suas duas produções internacionais. Basta conferir A Separação (2011) e O Apartamento (2016), seus melhores trabalhos. Ainda assim, Todos Já Sabem é uma ótima experiência, inclusive para o público que quer apenas se entreter com a trama do mistério.
___________________________________________
Ficha técnica:
Todos Já Sabem | Todos Lo Saben | 2018 | Espanha/França/Itália | 133 min | Direção e roteiro: Asghar Farhadi | Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín, Eduard Fernández, Bárbara Lennie, Inma Cuesta, Elvira Mínguez, Ramón Barea, Carla Campra, Sara Sálamo, Roger Casamajor, José Ángel Egido.
Distribuição: Paris Filmes
Trailer: