Trovão Tropical (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Trovão Tropical

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Trovão Tropical recupera o nível das comédias americanas de paródias de filmes famosos.

Os filmes paródias começaram com Mel Brooks, criador de obras-primas como O Jovem Frankenstein (1974) e Alta Ansiedade (1977), que brincavam, respectivamente, com o terror e o suspense. Brooks “vitimou” também o filme mudo, o faroeste, o bíblico, a ficção científica, enfim, praticamente todos os gêneros em sua filmografia.

Depois, Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker aproveitaram a onda e realizaram os hilários Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980) e Top Secret! (1984), entre outros. Mas. depois, outras produções menos inspiradas acabaram por esgotar esse filão. Então, o já consagrado Ben Stiller resolveu resgatar o subgênero para investir forte em Trovão Tropical, parodiando filmes de guerra, e obteve bons resultados.

Filme sobre uma filmagem

A estória aborda a metalinguagem. Ao perceber que o seu novo projeto, um filme sobre guerra em produção, estourou o orçamento e será um retumbante fracasso, Les Grossman (Tom Cruise) resolve colocar os atores em perigo real no meio da mata do Vietnã. O que ele não esperava é que um grupo de traficantes os abordaria e sequestraria o astro Tugg Speedman (Ben Stiller) para pedir um resgate. Os demais atores, entre eles Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.) e Jeff Portnoy (Jack Black), tentarão resgatá-lo.

O principal alvo das paródias é o clássico Apocalipse Now (1979), até mesmo no enredo. Afinal, a obra de Francis Ford Coppola extrapolou absurdamente o orçamento e quase levou todos à falência. De forma similar, Platoon (1986), de Oliver Stone, também teve cenas praticamente refilmadas aqui, desta vez com efeito cômico.

O prólogo, antes dos créditos, é impagável. Principalmente considerando que, nos cinemas, podia ludibriar os espectadores, que pensariam que estavam diante de trailers de verdade. Porém, se tratam de material de divulgação dos filmes mais recentes dos astros da estória, Tugg Speedman, Kirk Lazarus e Jeff Portnoy. Aliás, muito espertamente, essas piadas não são gratuitas, porque estão relacionadas ao filme que o público começará a assistir.

Baixaria tropical

Além disso, Trovão Tropical não economiza na dose de baixaria nos diálogos, repleto de palavrões e duplo sentido sexual. Não hesita, também, na hora de desconstruir astros como Tom Cruise e Robert Downey Jr, transfigurando-os em personagens irreconhecíveis. Cruise está gordo e com visual de malandro, enquanto Downey virou um negro! A constelação de celebridades é imensa, basta checar o elenco na ficha técnica abaixo, muitos em papéis principais e secundários e alguns em pequenas pontas.

Ainda assim, Trovão Tropical não chega nem perto dos clássicos de Mel Brooks ou de Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker. Mas, é muito superior do que as cópias baratas desse subgênero de comédia que parece estar já esgotado.


Ficha técnica:

Trovão Tropical (Tropic Thunder, 2008) EUA/Reino Unido/Alemanha. 107 min. Dir: Ben Stiller. Rot: Justin Theroux, Ben Stiller, Etan Cohen. Elenco: Robert Downey Jr., Jack Black, Jay Baruchel, Brandon T. Jackson, Ben Stiller, Tom Cruise, Nick Nolte, Matthew McConaughey, Steve Coogan, Valerie Azlynn, Matt Levin, David Pressman, Mini Anden, Amy Stiller, Danny McBride, Bill Hader, Yvette Nicole Brown, Jon Voight, Jennifer Love Hewitt, Jason Bateman, Lance Bass, Alicia Silverstone, Tobey Maguire.

Trailer do filme Trovão Tropical

Onde assistir:
Trovão Tropical (filme)
Trovão Tropical (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo