Última Cidade (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Última Cidade

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

Última Cidade, estreia em longa-metragem do diretor Victor Furtado, transporta o espectador numa jornada fantástica por um Nordeste distópico.

O protagonista João pode perder tudo que tem, devido a um processo de reintegração de posse. A intimação que recebe o convoca para comparecer em certo endereço para um acordo extrajudicial. Assim, começa essa a aventura que acompanharemos.

O meio de transporte de João para a viagem é o seu cavalo Cruzeiro. Vê-lo cavalgando ao lado da rodovia parece anacrônico, o antigo como intruso no moderno. Lembra o personagem de Kirk Douglas em Sua Última Façanha (Lonely Are The Brave, 1962), cujo roteiro de Dalton Trumbo confrontava esses antagonismos, na figura do herói que luta contra o inevitável.

Mas não é essa a referência de Victor Furtado. Pelo contrário, ele se inspira na latinidade de Galeano, o que fica evidente quando João encontra Tahiel, um andarilho que fala em espanhol e é descendente direto dos povos nativos da América Latina. Agora, temos a imagem de João sobre o cavalo e Tahiel a pé, junto com o momento em que João encontra as hélices gigantes de um aerogerador, que se assemelha a um moinho de vento. A referência nova é imediata: Dom Quixote de la Mancha e Sancho Pança, de Cervantes.

Uma distopia fora do padrão estrangeiro

O filme trata do futuro, e a pegada ficção-científica se confirma com misteriosos humanos com uniformes brancos coletando entulho. As ruas vazias da cidade grande revelam a distopia. As pessoas vivem escondidas, e João e Tahiel se abrigam em esconderijos onde o filme pausa a jornada para a contação de história de dois moradores dali. Dessa forma, o filme parece alertar para a velocidade dos tempos modernos. Afinal, quando temos a paciência de ouvir histórias de pessoas que não conhecemos?

Mas, nessa trama, não caberia um final otimista. De fato, João chegará ao endereço da intimação e, numa briga alegórica do homem comum contra o sistema, já sabemos quem sairá derrotado.

A alegoria, aliás, marca todo o filme. Última Cidade conta uma história de distopia muito diferente dos formatos estadunidenses que inundam o streaming e os cinemas.

___________________________________________

Ficha técnica:

Última Cidade | 2022 | Brasil | 70 min | Direção: Victor Furtado | Roteiro: Thiago Mendonça, Victor Furtado | Elenco: Julio Adrião, Hector Briones, Danilo Pinho, Yasmin Salvador, Cristina Costa, Liduina Costa, Maria do Carmo, José Rufino.

Distribuição: Marrevolto Filmes.

Onde assistir:
Última Cidade (filme)
Última Cidade (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo