Uma Quedinha de Natal (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Uma Quedinha de Natal

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

Filmes natalinos costumam ser programas para a família toda com alguma mensagem edificadora. Mas bons exemplos só encontramos no passado. Por exemplo, nos clássicos A Loja da Esquina (The Shop Around The Corner, 1940), de Ernst Lubitsch, e A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946), de Frank Capra. A mensagem de Uma Quedinha de Natal (Falling for Christmas), uma das apostas da Netflix para a temporada deste ano, fica só na valorização das coisas simples. Mas se adequa no quesito programa familiar, concentrando-se na comédia e trazendo alguns momentos até divertidos.

Como atração adicional, Uma Quedinha de Natal traz como protagonista a atriz Lindsay Lohan. Ela que, no auge de seu sucesso, estrelou a comédia escrachada Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004), cuja trama se passava no Natal. Mas a atriz se afundou na dependência alcóolica, e sua carreira degringolou. Nos últimos anos, está se reerguendo. Esteve nas séries Dá Licença, Saúde (Sick Note, 2017-2018) e Lovestruck High (2022, como narradora) e no pequeno filme de terror Among the Shadows (2019). Porém, é com esse correto longa natalino que Lindsay pode retomar os trilhos de sua profissão.

Em sua estreia como diretora, Janeen Damian prioriza a comédia e deixa em segundo plano o romance e o drama que também fazem parte do enredo. Que, em essência, não tem nada de original. Lindsay Lohan vive Sierra, a filha de um milionário proprietário de rede hoteleira que nunca fez nada na vida, além de ser mimada pelo pai e seus empregados. Seu namorado é um marketeiro digital, um personagem extremamente caricato, assim como toda a primeira parte que serve para apresentar Sierra. Quando ela sofre um acidente num passeio de motoneve, vai parar sozinha num hospital sem se lembrar de quem era. Então, um jovem viúvo, Jake (Chord Overstreet), a acolhe em seu pequeno hotel na região. Enfim, nem precisa dizer que os dois vão se apaixonar, né?

Esperando a ceia

Embora tenha piadas e situações engraçadas, e um bom ritmo, Uma Quedinha de Natal tem seus problemas. A trama ousa uma incursão fantástica, insinuando que tudo dá certo para o casal por causa do desejo da filha de Jake para o Papai Noel. Este se encontra na cidade, como se fosse um personagem contratado pela cidade, mas ele é mesmo o Papai Noel de verdade. Mas a produção do filme não caprichou em sua caracterização, e ele, na verdade, tem uma aparência um tanto sinistra. No entanto, o erro maior é não explorar essa magia, que permanece apenas como uma brincadeirinha.

Tem outros pontos questionáveis no longa. Por exemplo, a perfeição do personagem Jake e o artificialismo de Tad. Ou então por não explicar como dois inaptos como Tad e Sierra conseguiram tirar a motoneve do reboque. Cabe aqui, ainda, apontar a repetição irritante de planos que enfatizam a piscina aquecida de vidro no hotel do pai de Sierra.

Contudo, Uma Quedinha de Natal cumpre, pelo menos, sua missão de servir como programa de distração para a família toda enquanto o peru está no forno. Só não confunda o nome do filme com “Caidinha pelo Natal”, como muita gente tem feito!

___________________________________________

Ficha técnica:

Uma Quedinha de Natal | Falling for Christmas | 2022 | 93 min | EUA | Direção: Janeen Damian | Roteiro: Jeff Bonnett, Ron Oliver | Elenco: Lindsay Lohan, Chord Overstreet, George Young, Jack Wagner, Olivia Perez, Alejandra Flores, Aliana Lohan, Kate Rachesky, Oscar Rudecindo, Lonzo Liggins.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir:
Uma Quedinha de Natal (filme)
Uma Quedinha de Natal (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo