Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "A Perfect Love Story"
[seo_header]
[seo_footer]

A Perfect Love Story

Avaliação:
5,5/10

5,5/10

Crítica | Ficha técnica

Em seu filme de estreia como diretora, Emina Kujundzic leva para as telas sua vivência na indústria do cinema da Bósnia e Herzegovina. Seu alter-ego em A Perfect Love Story, é uma jovem cineasta interpretada por Sadžida Tulić que recebe um feedback duro e preconceituoso de um produtor, preocupado apenas com a viabilidade comercial do roteiro que ela submeteu a ele. Ao chegar em casa, ela discute com seu companheiro o projeto que está elaborando. Então, surge na tela o filme que ela roda, ou sonha rodar.

As críticas que o produtor despejou sobre a diretora fazem parte deste filme que está sendo filmado. Ou seja, o enredo não apresenta o passado dos protagonistas e a jornada deles parece sem rumo. Ela (os personagens não possuem nomes) é uma artista bósnia, e ele um fotojornalista francês. Após roubarem um banco, o casal viaja pela estrada em direção ao litoral. Nesse trajeto, encontram pessoas variadas, desafiam a polícia, enquanto namoram e discutem a relação.

Essa trama, levando em conta ainda os vários jump cuts da conversa da cineasta com o companheiro, remetem claramente a Acossado (À bout de souffle, 1960), de Jean-Luc Godard. Afinal, o espírito não-conformista, rebelde às fórmulas de gênero, abraçam o cinema de Godard. A confirmação desta influência está estampada no pôster desse filme pendurado na parede de uma cozinha em uma das cenas.

A ideia da metalinguagem lembra outro filme de Godard, O Desprezo (Le Mépris, 1963). Duas produtoras do filme que está sendo filmado surgem em duas cenas, ecoando as mesmas preocupações comerciais do produtor que antes criticou o projeto. Em certo trecho, já no litoral, a equipe de filmagem também aparece na tela.

Anti-establishment

A mensagem contra a industrialização do cinema se sobressai em A Perfect Love Story. Mas a história de amor propriamente dita fica relegado a segundo plano. As imagens bonitas, às vezes quase experimentais, sufocam o enredo romântico, que definha conforme o filme avança. Com isso, o desfecho, que devia emocionar, ou pelo menos provocar reflexão, encontra um espectador indiferente.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Perfect Love Story | A Perfect Love Story where nothing goes wrong or does it..? | 2021 | Bósnia e Herzegovina | 80 min. | Direção: Emina Kujundzic | Roteiro: Emina Kujundzic, Danijela Dugandzic, Borisa Mraovic | Elenco: Enisa Njemčević, Victor Bessière, Kanita Alic, Adam Ball, Lana Ball, Amina Dizdarevic, Lamija Djapo, Almir Djikoli, Jasmina Djikoli, Danijela Dugandzic.

Distribuição: Europa Criativa Media.

Cena do filme "A Perfect Love Story"
Cena do filme "A Perfect Love Story"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo