Pesquisar
Close this search box.
Poster de "Alexandre, O Último"
[seo_header]
[seo_footer]

Alexandre, O Último

Avaliação:
4,5/10

4,5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Quinto longa de Joe Swanberg, Alexandre, O Último (Alexander the Last) insiste na produção Mumblecore, assinada também por jovens cineastas como Greta Gerwig, Noah Baumbach, Mark Duplass e outros do mesmo grupo de amizade. O estilo deles, que buscava o naturalismo, envolvia câmera digital na mão, baixo orçamento, atores não-profissionais ou em início de carreira, a falta de enredo.

Tudo isso está em Alexandre, O Último, com resultados medonhos. A abertura já traz uma desestimulante montagem com os atores olhando diretamente para a câmera e levando uma torta na cara. Fica difícil nos envolvermos com a narrativa após essa sequência logo no início do filme. A câmera digital na mão, se movendo para lá e para cá, e às vezes em closes próximos demais dos atores, acentua a forçada impressão de amadorismo da produção.

Na trama, pouca coisa acontece. Acompanhamos Alex (Jess Weixler), uma atriz de teatro dividida entre seu namorado músico e o colega de palco que contracena com ela. As cenas de sexo, com bastante nudez, revelam variações de parceiros entre os protagonistas, e tentam apimentar o marasmo do filme.

O diretor Joe Swanberg, pelo menos, acerta no uso de cenas paralelas. Primeiro, alterna o frio e profissional ensaio no palco entre Alex e seu colega ator, com trechos da transa bem erótica dele com a irmã de Alex. Depois, alterna outro ensaio, este mais sensual, de Alex no palco com o mesmo ator, e um ensaio de seu namorado com uma parceira da banda.

Um filme feio

Mas, não há muito mais a destacar. As imagens feias marcam o filme. A busca pelo naturalismo, através dos recursos do Mumblecore, retorna uma impressão oposta, de artificialismo. Na verdade, acaba por afastar o espectador da empatia com os personagens.  A câmera na mão constantemente lembra que estamos diante de um filme, e não há nada natural nas situações porcamente improvisadas. No entanto, esses maneirismos influenciariam o cinema, que ainda insiste em usar, sem necessidade, a câmera na mão, e as tramas soltas continuaram a ser uma tendência no filme independente.

___________________________________________

Ficha técnica:

Alexandre, O Último | Alexander the Last | 2009 | 72 min | EUA | Direção: Joe Swanberg | Roteiro: Joe Swanberg | Elenco: Jess Weixler, Justin Rice, Barlow Jacobs, Amy Seimetz, Jane Adams, Josh Hamilton, Jo Schornikow.

Onde assistir:
Moça passa batom em seus lábios olhando para o espelho
Cena de "Alexandre, O Último"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo