Pesquisar
Close this search box.
Ameaça Profunda (poster do filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Ameaça Profunda

Avaliação:
4.5/10

4.5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Ameaça Profunda (Underwater) é o terceiro longa de ficção-científica do diretor William Eubank. Curiosamente cada filme avança um pouco mais para dentro do sinistro. O primeiro, Love (2011), era uma sci-fi dramática. O segundo, O Sinal: Frequência do Medo (The Signal, 2014), uma sci-fi de suspense. Já a ficção-científica desta crítica entra no terror. Por fim, mantendo essa coerência, vale apontar ainda que seu filme seguinte, Atividade Paranormal: Ente Próximo (Paranormal Activity: Next of Kin, 2021), o seu último até agora, se enquadra dentro do terror mesmo.

Com elenco internacional (e multirracial) e uma produção generosa, Ameaça Profunda explora os mistérios das profundezas abissais. No caso, numa fictícia estação a 11 quilômetros abaixo da superfície do mar, onde trabalham 300 pessoas. Por um motivo que só o final esclarecerá, a instalação começa a ruir. Os poucos sobreviventes precisam se deslocar até uma outra estação que fica a dois quilômetros de distância. Mas, além das duríssimas condições físicas, algo misterioso se torna uma ameaça adicional.

Encabeçam essa turma de sobreviventes a engenheira Nora Price (Kristen Stewart, de cabelos curtíssimos e platinados) e o capitão Lucien (Vincent Cassel). Destacam-se, também, uma novata com bastante disposição e um irritante rapaz engraçadinho, que faz piadas o tempo todo, representando mal o papel de alívio cômico. Do início ao fim, Nora personifica a heroína forte, corajosa e moralmente correta. Ou seja, em termos de personagens, nada de novo.

Só empolga no final

A travessia acontece em meio a uma escuridão terrível. Corresponde ao ambiente submerso, mas dificulta demais descobrir o que está se passando na tela. Em ritmo lento, as ameaças físicas não geram muita emoção, apesar de boa parte dos integrantes sucumbirem nessa etapa. Na verdade, o filme só empolga nos 20 minutos finais, ao revelar o mistério sobre as criaturas das profundezas. Nesse trecho, os efeitos visuais são bons e as cenas de ação eficientes. E a conclusão consegue até quebrar as expectativas.

Mas custa para o filme engrenar. Essa parte final salva Ameaça Profunda de ser um desastre também fora das telas, porém a sensação que fica é de que essa produção não compensou o investimento.

___________________________________________

Ficha técnica:

Ameaça Profunda | Underwater | 2019 | EUA | 95 min. | Direção: William Eubank | Roteiro: Brian Duffield, Adam Cozad | Elenco: Kristen Stewart, T. J. Miller, Jessica Henwick, Vincent Cassel, John Gallagher Jr., Mamoudou Athie, Gunner Wright.

Distribuição: Fox Film do Brasil.

Assista ao trailer aqui.

Onde assistir:
Ameaça Profunda (cena do filme)
Ameaça Profunda (cena do filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo